Home / Destaque / Câmara de Várzea Paulista encerra atividades celebrando conquistas em 2021

Câmara de Várzea Paulista encerra atividades celebrando conquistas em 2021

A Câmara de Vereadores de Várzea Paulista iniciou seu recesso na última quarta-feira (22),  encerrando um ano marcado por muitas atividades e conquistas. No balanço das ações da Casa, a união entre parlamentares e servidores foi fundamental para alcançar êxito diante dos desafios e projetos que interessam a população varzina. Mesmo em um cenário de incertezas, por conta da lenta retomada da economia nacional, atrelada ao avanço gradual da vacinação ao longo do ano, a Câmara conseguiu implantar um ritmo forte de trabalho, com dinamismo na apreciação e aprovação de projetos de lei e celeridade na execução de diversas ações e posicionamentos em busca de melhorias para os munícipes e ao desenvolvimento socioeconômico de Várzea Paulista.

Vacinar a população contra a Covid-19 foi prioridade no início do ano. A Câmara se posicionou e prestou apoio no processo de imunização que teve início em janeiro. Na ocasião, o presidente da Casa, Mauro Aparecido (PRB), disponibilizou veículos e servidores para auxiliar na relevante tarefa.

Outra importante ação para minimizar os efeitos da pandemia, diz respeito à Sessão Extraordinária que discutiu o Projeto Frente de Trabalho. A urgente aprovação da proposta, possibilitou a contratação temporária, o que beneficiou várias famílias em situação de  vulnerabilidade.

Saúde

A Saúde foi uma das principais frentes de atuação dos vereadores durante o calendário de 2021. A devolução de verba excedente para o setor, permitiu que fossem investidos R$1.800,000 reais para compra de aparelhos auditivos, mamografias, entre outros.

No decorrer do ano letivo, foram realizados vários encontros e ações dedicadas ao setor da saúde. Durante as sessões plenárias, o colegiado formado por Adrianin do Varejão (PSB ), Elton Vargas (Podemos ), Giba Moraes (MDB ), Chico Spinucci (PSDB ), Robertinho ( PSB ), Eliseu Notario Alves (PV), Marcio Nunes (PSB ), Emerson Afonso(PSDB), Alex Godoi( PSB), Hulck (PRB) e Valdecir Popular (PV), além do presidente da Casa, discutiram questões apontadas pelos moradores, a fim de promover possíveis soluções.

A visita ao Hospital Regional de Jundiaí para buscar posicionamento sobre a fila de cirurgias eletivas também compôs a agenda dos parlamentares e a aprovação do projeto de adesão ao Consórcio Saúde – Campinas, também integraram a lista de esforços para promoção de  melhorias.

Por fim, a entrega da  Moção de Apelo, de autoria do presidente da Câmara, aprovada por unanimidade  e entregue em mãos ao Vice-Governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, durante evento em Jundiaí, foi um grande destaque na luta pela construção do novo Hospital Municipal. Posteriormente, o anúncio da  assinatura do contrato com a empresa que fará o projeto executivo do novo hospital em novembro, representou uma grande conquista em prol dos Varzinos.

Meio Ambiente e Infraestrutura

Meio Ambiente e Infraestrutura estiveram também entre os temas mais debatidos na Câmara no ano de 2021. Em dezembro, os vereadores receberam os representantes do Meio Ambiente para discussão do projeto que altera e adequa ao município, as leis de queimadas e corte de árvores.         Em outubro, a Comissão do Meio Ambiente mobilizou-se para enfrentamento da crise hídrica. A visita à Estação de Tratamento de Água de Campo Limpo Paulista (ETA), elencou uma série de ações e discussões que ocorreram durante todo o ano.

Entre os requerimentos destinados à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) está o que solicita esclarecimentos sobre o abastecimento e saneamento em bairros, além da qualidade da água fornecida. Outro pauta de destaque foi a Moção de Apelo, entregue no dia 16, ao Secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado de São Paulo, solicitando a implantação do sistema de reforço de adução de água bruta (Adutora Paiva Castro).

Segurança Pública

A segurança pública também foi um tema de atenção bem recorrente da Casa. A valorização do trabalho da Guarda Civil Municipal (GCM), por exemplo, é uma constante. Além de homenagens à atuação da guarnição, a Câmara, atendeu a solicitação que beneficiou os guardas civis municipais com a aprovação do fim do regime de trabalho especial, das 48 horas.

Foram prestadas homenagens ainda ao grupo de militares do Programa,”Clube Bem Te Vi”, pela brilhante atuação educativa em escolas na Semana Nacional do Trânsito. O reconhecimento estendeu-se aos gestores da Educação, unidades de trânsito e Detran.

A aprovação da criação da Sede do Corpo de Bombeiro Militar, em Várzea Paulista também representou uma grande conquista para a segurança dos munícipes.

Eventos como o Primeiro Encontro de Segurança Pública e o Encontro com Colegiado do Conselho Tutelar permearam as atividades da Câmara e a atenção dos parlamentares para as questões abordadas.

Homenagens

O ano de 2021 foi pautado também por homenagens. O reconhecimento e valorização de pessoas e instituições são uma marca na legislatura vigente, por isso, foram concedidos títulos e várias moções de aplausos foram aprovadas.

Além disso, a Câmara reconheceu entidades que atuam em projetos culturais, educacionais e sociais. Destaque para a homenagem ao ex-servidor público Alberto da Silva Camargo, conhecido como “Betão da Ambulância”. Seu nome foi atribuído à Unidade de Pronto Atendimento (UPA),em reconhecimento aos serviços prestados junto à comunidade varzina.

União

O ano desafiador foi marcado também pela harmonia e união dos vereadores, em um trabalho conjunto em prol da cidade e dos munícipes.  O êxito das ações só foi possível graças ao esforço mútuo de todos os vereadores, apoiados por servidores e colaboradores da Casa.

“Foi um ano de recomeço, no qual tivemos uma progressiva retomada das atividades. Graças a união e colaboração de todos, conseguimos avanços importantes. Ainda é preciso trabalhar muito para garantir melhorias aos nossos munícipes. Agradeço o apoio de cada um dos vereadores e servidores e que em 2022 possamos retomar com a mesma união e dedicação”, declarou Aparecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com