Home / Destaque / Campanha da Agência Nacional de Trânsito foca no uso de cinto de segurança

Campanha da Agência Nacional de Trânsito foca no uso de cinto de segurança

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) inicia na quarta-feira (24/4) a sexta etapa do projeto “Passageiro Consciente Viaja de Cinto. O projeto, que teve início no Paraná, será executado inicialmente em Taubaté –SP e partirá para cidades do interior de São Paulo, como Ribeirão Preto, São José dos Campos, Campinas, Presidente Prudente, Franca e Sorocaba.

Considerado uma proteção vital em caso de acidente, o cinto de segurança é de uso obrigatório tanto no banco da frente quanto no de trás. A não utilização do cinto acarreta em infração grave, punida com 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 195,23. No caso de criança sem cinto ou cadeirinha, a infração passa a ser gravíssima, com 7 pontos na carteira e multa de R$ 293,47.

Um levantamento da ARTESP(Agência de Transporte do Estado de São Paulo), mostra números preocupantes: e 53% dos passageiros que transitam no banco traseiro, 15% dos passageiros no banco dianteiro e 13% dos motoristas não usam cinto de segurança. Outro dado importante da ARTESP é que 7% dos motoristas e 35% dos passageiros paulistanos não usam o cinto de segurança. Vale ressaltar que a obrigatoriedade de usar o cinto virou lei no Código Brasileiro de Trânsito em 1997.

Por isso, a ação visa conscientizar os passageiros que viajam no transporte rodoviário interestadual e internacional sobre a importância da utilização adequada do cinto de segurança durante toda a viagem. Esse item tão simples pode salvar muitas vidas.

Leia também

covid

Jundiaí registra quatro óbitos por Covid-19 nesta quinta (23)

A Prefeitura de Jundiaí informou que registrou nesta quinta-feira (23), mais quatro mortes pela doença. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com