Cerca de 800 pessoas foram atendidas durante a manhã do sábado na Campanha Nacional de Prevenção ao Combate ao Câncer da Pele da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Segundo os organizadores, isso representa 30% a mais do que no ano anterior. Trata-se de uma parceria entre Sociedade Brasileira de Dermatologia, Serviço de Dermatologia da Faculdade de Medicina e Secretaria Municipal de Saúde. Em Jundiaí, o trabalho é realizado há 23 anos. “Considero o resultado desta campanha espetacular. Batemos o recorde no número de atendimentos e percebo que a dermatologia da FMJ vem atingindo uma credibilidade enorme”, comenta o coordenador da Campanha e professor titular da disciplina de Dermatologia, Paulo Cunha (foto abaixo).
Segundo Cunha, a campanha constatou que 70% da população ainda não usam o protetor solar e cerca de 10% das pessoas atendidas apresentaram pré-câncer e câncer de pele. Os casos detectados serão tratados.
Cunha fez questão de enfatizar o trabalho conjunto da equipe de médicos e voluntários. A voluntária e aluna do 3º ano, Mariana Yamashita considera este evento uma oportunidade de colocar em prática o que se apreende em sala de aula.
Railda da Silva Ramos de 45 anos que esteve na campanha pela primeira vez elogiou o atendimento e a iniciativa. “Fiquei satisfeita com atendimento, foi tudo explicado e já fui encaminhada para cirurgia”, acrescenta. Toda atendimento foi gratuito no Ambulatório de Especialidades da Faculdade de Medicina de Jundiaí e contou com cerca de 60 voluntários.