Home / Destaque / Campo Limpo já imunizou 37,4 mil contra a febre amarela; cidade faz mutirão dias 28 e 29

Campo Limpo já imunizou 37,4 mil contra a febre amarela; cidade faz mutirão dias 28 e 29

A Vigilância em Saúde, da Prefeitura de Campo Limpo Paulista, já vacinou mais de 37,4 mil pessoas contra a febre amarela. A campanha continua de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Central, Botujuru e São José I. Além disso, neste sábado (28) e domingo (29), das 8h às 17h, haverá mutirão na UBS Central.

A cidade não registrou casos da doença em humanos e medida é preventiva. Até o momento, foram recolhidos 18 macacos e apenas um deles positivo para febre amarela. Outros seis primatas foram encaminhados para análise.

Ao se deparar com macacos mortos, a população precisa avisar a Vigilância. Os telefones são (11) 4039-8711 e, aos finais de semana, o recolhimento dos animais pode ser solicitado pelo telefone 199. Vale lembrar que os moradores não devem tocar nos animais e nem enterrá-los.

O macaco não é transmissor da febre amarela. No ciclo silvestre, a doença é transmitida por meio da picada do mosquito ‘Haemogogus’. Já na área urbana, ela vem por meio de um velho conhecido da população, o Aedes Aegypti, mesmo transmissor da Dengue.

É importante frisar que a população não deve matar macacos. Eles são de extrema importância para o monitoramento da circulação do vírus. É importante frisar que matar esses animais é considerado crime ambiental pelo artigo 29º da Lei 9.605/98.

About Jornal A Verdade

Leia também

Campo Limpo mantém vacinação e idosos começam a receber terceira dose

O último sábado foi marcado pelo início da terceira dose do imunizante contra a Covid-19. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com