Home / Sobre Rodas / Carros autônomos: conheça os seis níveis de automação

Carros autônomos: conheça os seis níveis de automação

Research project Highly automated driving on highways - Dr. Nico Kämpchen on a test drive (08/2011)

Dentro de pouco tempo, os carros autônomos deverão entrar no cotidiano de grande parte dos motoristas e passageiros. Embora cada fabricante queira vender o seu sistema como superior ao da concorrência, existem padrões que ajudam a entender qual o nível de desenvolvimento da direção autônoma.

A empresa de tecnologia Aptiv, que roda com uma frota de 30 veículos autônomos nos Estados Unidos, explica que um dos padrões adotados atualmente pela indústria é o da instituição alemã VDA, associação que reúne os principais fabricantes de automóveis do país europeu. Confira abaixo:

Nível 0: a direção depende 100% do motorista, no máximo com equipamentos que alertam o condutor
Nível 1: o veículo é capaz de fazer algumas funções, mas as principais ações ainda dependem do motorista. Se enquadram nessa categoria os veículos equipamentos com piloto automático adaptativo
Nível 2: é o padrão no mercado atualmente. Em cenários seguros, o veículo consegue acelerar, frear e se manter dentro de faixas de rodagem. Mas o motorista deve permanecer atento à via todo o tempo para assumir a direção em situações de emergência.
Nível 3: mais avançado oferecido atualmente em um carro de produção (Audi A8), o sistema autônomo é capaz de guiar efetivamente o veículo em certas condições de tráfego. Mas o condutor deve se manter pronto para assumir o controle do veículo quando solicitado.
Nível 4: atualmente em fase de testes, o sistema autônomo de nível 4 assume praticamente todas as funções do condutor. Mas em situações adversas, como mudanças climáticas, a máquina pode solicitar que o motorista assuma os comandos.
Nível 5: dispensa totalmente os motoristas e os comandos manuais, permitindo dar ordens ao veículo por meio de comando de voz, por exemplo.

Fonte: Motor Show

Leia também

Segunda fase do calendário do IPVA 2021 começa nesta terça-feira (9) para veículos com placa final 1

Os proprietários de veículos com placa final 1 têm até esta terça (9) para efetuar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com