Home / Destaque / Centro de Equoterapia da APAE de Várzea Paulista será reinaugurado nesta quarta (30)

Centro de Equoterapia da APAE de Várzea Paulista será reinaugurado nesta quarta (30)

A APAE de Várzea Paulista dos anos de 2007 até 2015 contava com um completo atendimento na área de Equoterapia, que chegou ser considerada uma referencia em nossa região, por ser realizado sempre com o respaldo de Profissionais especializados e capacitados com isso a Equoterapia da APAE era procurada por diversos usuários inclusive de outras cidades.

No ano de 2015 as atividades tiveram de ser suspensas por falta de condições financeiras para continuar o projeto, mas este ano a APAE de Várzea Paulista após muita luta para captar recursos decidiu retomar as atividades do programa e nesta quarta (30) às 10 horas será reinaugurado com um evento grandioso com a presença de diversas autoridades da região a fim de mostrar a importância desta terapia e trazer para junto da APAE parceiros que possam integrar e ajudar o projeto ter uma vida longa e que seus usuários continuem sendo favorecidos com os atendimentos.

Método

A Equoterapia é um método terapêutico, reconhecido pelo Conselho federal de Medicina, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas da saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial no indivíduo. Para a Equoterapia, o cavalo escolhido deve ser treinado especialmente para este fim, obedecendo a pré-requisitos rigorosos quanto à índole, andamento, conformação e condições de treinamento. Este cavalo atua junto a uma equipe.

O cavalo a passo realiza uma movimentação tridimensional: Para cima e para baixo, para os dois lados e ainda realiza uma rotação da pelve. Estes movimentos são realizados naturalmente na marcha humana.  Com esta estimulação, o paciente que ainda não anda ou possui dificuldades, capta a movimentação e a estimulação que é realizada para a marcha independente números este, impossível de ser alcançados por outro tipo de terapia.

O programa

O programa contemplará alunos da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Monteiro Lobato e usuários da APAE e tem capacidade de 96 praticantes, realizando em média 242 atendimentos por mês.

A Diretoria da APAE de Várzea Paulista esta em busca de parcerias para dar sustentação a esse Programa e a todos os demais que a APAE realiza, sempre com qualidade e excelência nos atendimentos, esta é a APAE de Várzea Paulista.

A sede do CEA esta localizado na Rua Arapuã – Vila São José, nº 390 – Várzea Paulista, São Paulo, próximo da APAE de Várzea Paulista.

Leia também

“No trânsito, sua responsabilidade, salva vidas”.

Este é o tema da Semana Nacional de Trânsito (SNT) que é realizada anualmente entre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com