Home / Cultura / Centro de Equoterapia da APAE é reinaugurado em Várzea Paulista

Centro de Equoterapia da APAE é reinaugurado em Várzea Paulista

O programa será destinado aos alunos da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Monteiro Lobato e usuários da APAE

 

Um sonho que começou em 2007, mas que por questões financeiras, em 2015 teve que ser  adiado temporariamente, mas que agora voltou a ser realidade em Várzea Paulista com a reinauguração  do Centro de Equoterapia da APAE (CEA) nesta quarta-feira.

Apae equoterapia (16)

Segundo explicou o diretor técnico escolar, Luiz Antônio Lopes Garcia, o CEA vai atender exclusivamente portadores de paralisia cerebral, pessoas com problemas motores e com autismo. “O programa será destinado aos alunos da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Monteiro Lobato e usuários da APAE e tem capacidade de 96 praticantes, realizando em média 242 atendimentos por mês”, destacou, frisando que inicialmente o Centro de Equoterapia atenderá apenas alunos de Várzea, mas como na região, as APAEs não oferecem este serviço, a instituição tentará firmar parcerias com a região e prefeituras para manter o serviço funcionando. “Também teremos atendimento particular em alguns horários mesmo para pessoas que não sejam deficientes, mas que necessitam deste tipo de terapia”, explicou.

Apae equoterapia (8)

Ele explicou que será a Campanha ‘Sócio Apaexonado’ será a mantenedora do programa até que a APAE possa formar as parcerias que ajudarão a manter este programa. “A reinauguração pode ser considerada uma vitória, pois, esta terapia trará muitos benefícios  e evolução clínica dos alunos”, destacou.

A solenidade de reinauguração foi marcada pela presença de convidados ilustres, como o prefeito Juvenal Rossi, um dos fundadores da APAE de Várzea Paulista que fez questão de enfatizar a importância deste tipo de atendimento. “Estava fazendo muita falta para as crianças, pois a evolução destas crianças é notória com este tratamento”, salientou Juvenal.

Apae equoterapia (33)

O deputado estadual Junior Aprillanti foi um dos responsáveis, em 2007 quando era vice-prefeito, pela criação do Centro de Equoterapia e para ele, este sonho voltou a ser realidade na cidade. “A cidade e a APAE de Jundiaí foram pioneiras neste tipo de tratamento. Mas, esta é uma conquista de todos, desde diretores, funcionários e colaboradores da APAE, parceiros, poder público que lutam por esta instituição”, destacou.

Emocionada, a presidente da instituição, Janete Dulce Fontanelli  também destacou o trabalho realizado graças a união de todos.

 

Apae equoterapia (32)

Método

A Equoterapia é um método terapêutico, reconhecido pelo Conselho federal de Medicina, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas da saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial no indivíduo.

Para a Equoterapia, o cavalo escolhido deve ser treinado especialmente para este fim, obedecendo a pré-requisitos rigorosos quanto à índole, andamento, conformação e condições de treinamento. Este cavalo atua junto a uma equipe.

O cavalo a passo realiza uma movimentação tridimensional: Para cima e para baixo, para os dois lados e ainda realiza uma rotação da pelve. Estes movimentos são realizados naturalmente na marcha humana.  Com esta estimulação, o paciente que ainda não anda ou possui dificuldades, capta a movimentação e a estimulação que é realizada para a marcha independente números este, impossível de ser alcançados por outro tipo de terapia.

Sede

A sede do CEA esta localizado na Rua Arapuã – Vila São José, nº 390 – Várzea Paulista, São Paulo, próximo da APAE de Várzea Paulista. O horário de funcionamento é das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas de segunda a sexta-feira. Outras informações sobre o programa ou mesmo sobre a APAE podem ser obtidas através do telefone 4493-6342.

Leia também

ESPORTE – Louveira abre pré-inscrição para 23 modalidades de escolinhas esportivas nesta terça-feira (11)

Pré-Cadastro pode ser feito por formulário disponível no site da Prefeitura, telefone, e-mail ou whatsapp …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com