O programa será destinado aos alunos da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Monteiro Lobato e usuários da APAE
Um sonho que começou em 2007, mas que por questões financeiras, em 2015 teve que ser adiado temporariamente, mas que agora voltou a ser realidade em Várzea Paulista com a reinauguração do Centro de Equoterapia da APAE (CEA) nesta quarta-feira.
Segundo explicou o diretor técnico escolar, Luiz Antônio Lopes Garcia, o CEA vai atender exclusivamente portadores de paralisia cerebral, pessoas com problemas motores e com autismo. “O programa será destinado aos alunos da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Monteiro Lobato e usuários da APAE e tem capacidade de 96 praticantes, realizando em média 242 atendimentos por mês”, destacou, frisando que inicialmente o Centro de Equoterapia atenderá apenas alunos de Várzea, mas como na região, as APAEs não oferecem este serviço, a instituição tentará firmar parcerias com a região e prefeituras para manter o serviço funcionando. “Também teremos atendimento particular em alguns horários mesmo para pessoas que não sejam deficientes, mas que necessitam deste tipo de terapia”, explicou.
Ele explicou que será a Campanha ‘Sócio Apaexonado’ será a mantenedora do programa até que a APAE possa formar as parcerias que ajudarão a manter este programa. “A reinauguração pode ser considerada uma vitória, pois, esta terapia trará muitos benefícios e evolução clínica dos alunos”, destacou.
A solenidade de reinauguração foi marcada pela presença de convidados ilustres, como o prefeito Juvenal Rossi, um dos fundadores da APAE de Várzea Paulista que fez questão de enfatizar a importância deste tipo de atendimento. “Estava fazendo muita falta para as crianças, pois a evolução destas crianças é notória com este tratamento”, salientou Juvenal.
O deputado estadual Junior Aprillanti foi um dos responsáveis, em 2007 quando era vice-prefeito, pela criação do Centro de Equoterapia e para ele, este sonho voltou a ser realidade na cidade. “A cidade e a APAE de Jundiaí foram pioneiras neste tipo de tratamento. Mas, esta é uma conquista de todos, desde diretores, funcionários e colaboradores da APAE, parceiros, poder público que lutam por esta instituição”, destacou.
Emocionada, a presidente da instituição, Janete Dulce Fontanelli também destacou o trabalho realizado graças a união de todos.
Método
A Equoterapia é um método terapêutico, reconhecido pelo Conselho federal de Medicina, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas da saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial no indivíduo.
Para a Equoterapia, o cavalo escolhido deve ser treinado especialmente para este fim, obedecendo a pré-requisitos rigorosos quanto à índole, andamento, conformação e condições de treinamento. Este cavalo atua junto a uma equipe.
O cavalo a passo realiza uma movimentação tridimensional: Para cima e para baixo, para os dois lados e ainda realiza uma rotação da pelve. Estes movimentos são realizados naturalmente na marcha humana. Com esta estimulação, o paciente que ainda não anda ou possui dificuldades, capta a movimentação e a estimulação que é realizada para a marcha independente números este, impossível de ser alcançados por outro tipo de terapia.
Sede
A sede do CEA esta localizado na Rua Arapuã – Vila São José, nº 390 – Várzea Paulista, São Paulo, próximo da APAE de Várzea Paulista. O horário de funcionamento é das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas de segunda a sexta-feira. Outras informações sobre o programa ou mesmo sobre a APAE podem ser obtidas através do telefone 4493-6342.