Home / Destaque / Cidades da região de Jundiaí recebem doses da vacina pentavalente

Cidades da região de Jundiaí recebem doses da vacina pentavalente

As doses da vacina pentavalente, que não eram entregues pelo Ministério da Saúde desde dezembro, chegaram às cidades da região de Jundiaí (SP). A estimativa é de que três mil crianças entre dois meses e seis meses de idade sejam imunizadas.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Jundiaí, Maria do Carmo Possidente, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade já foram reabastecidas e estão recebendo as crianças.

Além da pentavalente, Jundiaí também recebeu doses, em menor escala, da vacina DTP. Enquanto a primeira é destinada a bebês de dois, quatro e seis meses (além daqueles menores de um ano que estão com a vacina em atraso), a segunda deve ser aplicada em crianças de 15 meses e quatro anos.

Segundo a enfermeira, as doses da vacina pentavalente compradas pelo Ministério da Saúde foram reprovadas pelo Instituto de Qualidade e devolvidas ao laboratório. Por isso, foi necessário realizar uma nova compra para atender à demanda do Brasil inteiro, o que provocou atrasos no repasse aos estados e municípios.

Maria do Carmo ressalta ainda que, embora o país não esteja em surto das doenças, é importante que os pais levem os filhos aos postos de saúde para tomarem as vacinas. É necessário levar a caderneta de vacinação da criança.

Na região, Itatiba (SP) recebeu 900 doses da vacina pentavalente, destinadas a bebês de dois meses ou que estejam na fila. Cabreúva (SP) teve uma reposição de 540 doses, que devem ser suficiente para atender a toda a demanda.

Em Itupeva (SP), 400 crianças vão receber a vacina, enquanto Jarinu (SP) recebeu 270 doses e a pentavalente já está em falta em algumas unidades de saúde da cidade. Já Várzea Paulista (SP) foi reabastecida com mil doses da vacina pentavalente e 450 da DTP.

(Fonte: G1)

Leia também

Anvisa libera CoronaVac para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos

Agência vetou dose para menores imunossuprimidos A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com