Morte de homem por febre amarela deixa a região em alerta máximo
Várias cidades farão o ‘Dia D’ para vacinação contra a febre amarela neste sábado, dia 21. Várzea Paulista já iniciou o mutirão nesta sexta(20). Por isso, mais do que nunca, a vacinação é a melhor forma de prevenção e a população deve procurar a unidade de saúde de seu município para receber a dose da vacina, que pode ser aplicada a partir dos nove meses de idade.
Em Jundiaí, o Parque da Uva está em funcionamento até sexta-feira (20), e de segunda (23) a quarta (25) das 9h às 15h e das 17h às 20horas. No sábado (21) será realizado mutirão de vacinação nas UBSs Hortolândia, Vila Rami, Novo Horizonte e Caxambu, das 9h às 16h.
Em Jarinu no próximo sábado, dia 21 , haverá vacinação no Ambulatório Central das 08h às 17 horas , porém todas as unidades de saúde (ESF) estão aplicando a dose única da vacina. Essa é a segunda campanha que Jarinu realiza, pois em Abril já houve vacinação na zona rural.
Já em Campo Limpo Paulista, o mutirão será, segundo a Secretaria de Saúde de Campo Limpo Paulista no próximo domingo (22), das 8h às 17h, na UBS Central, mais um mutirão para a vacinação contra a febre amarela. Vale lembrar que as UBSs São José, Botujuru e Central estão abertas, sempre de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h, exclusivamente para a vacina.
A Prefeitura de Várzea Paulista informa que a vacinação contra febre amarela no município ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, das 7 às 16 horas. A partir de sexta-feira (20), toda quarta e sexta-feira o Poupatempo da Saúde, na Avenida Eduardo de Castro, 65 – Centro, também será mais um ponto de vacinação contra a Febre Amarela com horário especial, das 12 às 19 horas.
Morte
A primeira morte por febre amarela na Região, confirmada nesta terça-feira (17), que vitimou um homem de 76 anos, que morava na divisa entre Jundiaí e Itatiba deixou e região em alerta máximo e por isso, as prefeituras de todas as cidades do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ) estão intensificando a vacinação como medida preventiva, uma vez que muitos macacos contaminados pela febre amarela foram encontrados mortes, evidenciando que a doença está se espalhando pela região.
O aparecimento de macacos mortos, vítimas de febre amarela, tem deixado a população preocupada que os macacos sejam transmissores da doença. Por isso, a Unidade de Vigilância de Zoonoses de Jundiaí tem feito uma série de esclarecimentos e orienta as pessoas a não matarem os animais, já que são tão vítimas da febre amarela quanto os humanos.
Segundo o gerente da Zoonoses de Jundiaí, Carlos Ozahata, a presença de macacos no meio ambiente não representa perigo aos humanos. “A morte destes primatas indicam que o vírus está no local e por isso a morte deles pode mascarar a incidência da doença em um determinado local”, orienta Ozahata.