Home / Destaque / “Cidades Inteligentes” chega a Jundiaí unindo comunidade e arte para transformar espaço público
cidades inteligentes

“Cidades Inteligentes” chega a Jundiaí unindo comunidade e arte para transformar espaço público

Jundiaí será a próxima cidade a receber o projeto “Cidades Inteligentes”. Depois de passar pela capital paulista e por Jacareí, o projeto, que utiliza a arte para dar vida nova a espaços, fará uma intervenção artística na Praça Pedro Garcia Lopes, na Vila Rio Branco, em Jundiaí. As atividades serão realizadas de 7 a 11 de outubro, a partir das 9h, e reunirão jovens de 12 a 18 anos da região, além de alunos da Escola Estadual Professora Ana Pinto Duarte Paes. E dia 12 de outubro, das 15h às 18h, a praça será “reinaugurada” em evento gratuito que reunirá atrações culturais.

Os jovens participarão de um ciclo que envolve oficinas gratuitas de design paisagístico, mobiliário urbano, grafite e pintura. E para finalizar a repaginada na praça, uma rede de wi-fi com conexão gratuita será instalada por um ano. O objetivo é mobilizar a comunidade local para a transformação do espaço público por meio da arte e da sustentabilidade, despertando para a importância de conservar um espaço que é de todos.

A Praça Pedro Garcia Lopes receberá os trabalhos numa iniciativa que promove o protagonismo juvenil. Um projeto artístico será construído coletivamente durante as oficinas de grafite e pintura com mediação do grafiteiro “Estranho 165”. A oficina de design de mobiliário capacitará os participantes para elaborar um plano de transformação urbana a partir de novos móveis e estruturas em madeiras e materiais recicláveis. Já a oficina de design paisagístico privilegiará a dimensão sustentável da construção de áreas verdes com diferentes espécies de plantas, utilizando o paisagismo como ferramenta transformadora de espaços.

O projeto

Com patrocínio da Duratex, por meio da marca Deca, maior fabricante de louças e metais sanitários do Hemisfério Sul e líder no mercado brasileiro, o projeto “Cidades Inteligentes” foi concebido pela produtora cultural Numen. É uma realização da Secretaria Especial da Cultura – Ministério da Cidadania viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Na coordenação das atividades está o estúdio Plantar Ideias, responsável por criar o plano pedagógico e os projetos visuais que serão desenvolvidos nas oficinas grafite, mobiliário urbano e paisagismo. As oficinas com os jovens serão ministradas por uma equipe de educadores especialistas nas respectivas áreas, valorizando talentos locais.

Leia também

Floral 2

Estampa Floral: A Tendência que é a Cara da Primavera

Assim, uma tendência volta sempre com força para nosso armário: a estampa floral. Delicada e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com