Home / Destaque / “Cidades Inteligentes” chega a Jundiaí unindo comunidade e arte para transformar espaço público

“Cidades Inteligentes” chega a Jundiaí unindo comunidade e arte para transformar espaço público

Jundiaí será a próxima cidade a receber o projeto “Cidades Inteligentes”. Depois de passar pela capital paulista e por Jacareí, o projeto, que utiliza a arte para dar vida nova a espaços, fará uma intervenção artística na Praça Pedro Garcia Lopes, na Vila Rio Branco, em Jundiaí. As atividades serão realizadas de 7 a 11 de outubro, a partir das 9h, e reunirão jovens de 12 a 18 anos da região, além de alunos da Escola Estadual Professora Ana Pinto Duarte Paes. E dia 12 de outubro, das 15h às 18h, a praça será “reinaugurada” em evento gratuito que reunirá atrações culturais.

Os jovens participarão de um ciclo que envolve oficinas gratuitas de design paisagístico, mobiliário urbano, grafite e pintura. E para finalizar a repaginada na praça, uma rede de wi-fi com conexão gratuita será instalada por um ano. O objetivo é mobilizar a comunidade local para a transformação do espaço público por meio da arte e da sustentabilidade, despertando para a importância de conservar um espaço que é de todos.

A Praça Pedro Garcia Lopes receberá os trabalhos numa iniciativa que promove o protagonismo juvenil. Um projeto artístico será construído coletivamente durante as oficinas de grafite e pintura com mediação do grafiteiro “Estranho 165”. A oficina de design de mobiliário capacitará os participantes para elaborar um plano de transformação urbana a partir de novos móveis e estruturas em madeiras e materiais recicláveis. Já a oficina de design paisagístico privilegiará a dimensão sustentável da construção de áreas verdes com diferentes espécies de plantas, utilizando o paisagismo como ferramenta transformadora de espaços.

O projeto

Com patrocínio da Duratex, por meio da marca Deca, maior fabricante de louças e metais sanitários do Hemisfério Sul e líder no mercado brasileiro, o projeto “Cidades Inteligentes” foi concebido pela produtora cultural Numen. É uma realização da Secretaria Especial da Cultura – Ministério da Cidadania viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Na coordenação das atividades está o estúdio Plantar Ideias, responsável por criar o plano pedagógico e os projetos visuais que serão desenvolvidos nas oficinas grafite, mobiliário urbano e paisagismo. As oficinas com os jovens serão ministradas por uma equipe de educadores especialistas nas respectivas áreas, valorizando talentos locais.

Leia também

SAT Louveira terá processo seletivo com 30 vagas de emprego para quatro funções na próxima quinta-feira (11)

Interessados devem levar currículo e documentos pessoais à Rua Antonio Chicalhone, 303, a partir das …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com