As calças com cós mais baixo estão ensaiando um comeback já há algumas temporadas, mas ainda não tínhamos visto a peça efetivamente em uso, a não ser em looks esporádicos de fashionistas high level, como Bella Hadid e Kendall Jenner. Agora, no entanto, a calça de cintura baixa se mostra hit! Pelo menos é o que mostra o street style das semanas de moda europeias, sobretudo a última em Paris.
Há não muito tempo (cerca de cinco anos), vimos a cintura super alta dos anos 80 e primeira metade dos 90 retornarem a caírem no gosto popular, fazendo com que a moda padronizasse a modelagem, quase extinguindo do mercado as modelagens com cintura baixa. De fato, a cintura mais alta (acima ou mesmo na altura do umbigo) deixa a silhueta mais elegante, marcando a cintura e escondendo, talvez, uma gordurinha indesejável que possa aparecer na região da barriga e dos quadris.
Um dos aspectos mais interessantes desse revival é que ele vem agradando a mulheres de estilos diversos, desde a amante da moda esportiva, que adotou de novo a calça cargo de cintura baixa, à mulher mais elegante, e que gosta de peças clássicas. Qualquer semelhança (de novo) com as Spice Girls não é mera coincidência.
Quem não é dessa época pode querer usar as peças de cintura baixa pela primeira vez e experimentar o que nós, que já somos mais velhinhas já experimentamos. E não tem nada de errado nisso! Aliás, com os top cropped cada vez mais curtos, era de se esperar que as calças, saias e shorts aparecessem com a cintura mais baixa para deixar ainda mais pele à mostra.
Como tudo que volta pra moda, a cintura baixa também voltou repaginada, ou seja, ao contrário do que acontecia nos anos 2000, a ideia hoje é você coordenar peças mais cobertas, ou seja, já que está mostrando a barriga, cubra os braços ou as pernas, ou o decote, por exemplo.
A moda continua permitindo misturar peças de estilos diferentes, então, vale colocar uma calça jeans de cintura baixa super justa e deixar a barriga de fora num top cropped e quebrar um pouco a sensualidade com o tênis branco.