Home / Destaque / Colsan Jundiaí faz plantão nesta quinta (15) para coleta de sangue

Colsan Jundiaí faz plantão nesta quinta (15) para coleta de sangue

 

Em estado de alerta devido à redução do número de doadores de sangue, o Colsan de Jundiaí, responsável pela coleta e distribuição de sangue para os hospitais de Jundiaí e região realiza nesta quinta-feira (15), aproveitando o feriado de Proclamação da República, um plantão emergencial de coleta.

Segundo explicou a gerente da Colsan Jundiaí, Áurea Denigres, é comum as doações caírem no final de ano em função de férias e as festas , entretanto, esta queda preocupa os bancos de sangue que não conseguem manter um estoque de segurança . “Este ano, particularmente a redução do número vem sendo registrada muito antes e desde outubro já estamos sentindo esta diminuição e por isso estamos em alerta”,  pontuou Áurea, lembrando que o feriado prolongado que vai de quinta (15) até a próxima terça-feira (20) da Consciência Negra também é motivo de preocupação.

Ela destaca ainda que há vários meses que a Colsan não tem conseguido manter um estoque e os tipos ‘O’ tanto negativo, quanto positivo, são os mais necessitados. O Colsan de Jundiaí funciona de segunda a sábado das 7h30 às 12h30, e está localizado na Rua XV de Novembro, Centro de Jundiaí.

Como doar

Para doar, é preciso portar o documento de identidade com foto (RG, Carteira Prossional, Carteira de Habilitação);  Ter entre 16 e 69 anos de idade (sendo que a primeira doação deve ter sido feita até os 60 anos. Já para os doadores menores de 18 anos precisam estar acompanhados pelo responsável legal);  Pesar acima de 50 kg; Estar em boas condições de saúde; Estar alimentado, porém evitar refeições pesadas (gordurosas) nas 3 horas que antecedem a doação; Homens podem doar a cada 2 meses, sendo no máximo 4 vezes em um ano. E as mulheres podem doar a cada 3 meses, no máximo 3 vezes em um ano.

Leia também

ESPORTE – Louveira abre pré-inscrição para 23 modalidades de escolinhas esportivas nesta terça-feira (11)

Pré-Cadastro pode ser feito por formulário disponível no site da Prefeitura, telefone, e-mail ou whatsapp …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com