Home / Mundo / Comediante assume a presidência da Ucrânia

Comediante assume a presidência da Ucrânia

 Novato na política, o ator e comediante Volodimir Zelensky alcançou neste domingo (21) uma impressionante vitória nas eleições presidenciais da Ucrânia contra o atual presidente Petro Poroshenko, abrindo uma nova página de incerteza para o país em guerra prestes a integrar a União Europeia (UE).
Poucos levaram o humorista de 41 anos a sério quando ele anunciou sua candidatura em 31 de dezembro passado. Após quatro meses de campanha, tendo nas redes sociais seu principal alvo, o ator conquistou 73,2% dos votos no segundo turno da eleição, contra 25,3% do rival, de 53 anos, segundo a pesquisa realizada na saída dos colégios eleitorais pelo consórcio de institutos “Exit Poll National”.
Os resultados oficiais serão publicados esta noite pela Comissão Eleitoral, que havia estimado a taxa de comparecimento ao pleito de mais de 45% da população. “Eu nunca vou decepcionar vocês”, prometeu Zelensky aos ucranianos do seu quartel-general de campanha.
Cinco anos após a revolução pró-ocidental, conhecida como Euromaidan, violentamente reprimida, os ucranianos mais uma vez decidiram virar a mesa, em um processo eleitoral repleto de golpes baixos, mas marcado pela calma e pelo respeito às regras democráticas. Neste novo episódio impressionante da onda global anti-elites, o maremoto de Zelensky, que prometeu “quebrar o sistema” sem se desviar do curso pró-ocidental, dá a medida da desconfiança dos ucranianos em relação à sua classe política. Aos 53 anos, o veterano político Petro Poroshenko foi penalizado pelos diversos escândalos de corrupção em curso desde a independência em 1991, pelas dificuldades econômicas de um dos países mais pobres da Europa e por sua incapacidade de dar fim ao conflito que seu país enfrenta.
Poroshenko admitiu a derrota parabenizou o rival antes mesmo dos resultados oficiais. “Vou deixar o gabinete, mas quero reforçar firmemente: não vou largar a política”, prometeu.

Leia também

Ilhas Canárias: lava de vulcão continua a se aproximar da água

Cumbre Vieja tem nova boca eruptiva próxima da cidade de Tacande As autoridades confirmaram, nas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com