Home / Política / Contran acaba com simulador obrigatório e reduz aula prática para tirar CNH

Contran acaba com simulador obrigatório e reduz aula prática para tirar CNH

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, anunciou que o governo federal decidiu retirar a obrigatoriedade do uso de simuladores para a expedição da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A medida foi aprovada ontem (13) durante a primeira reunião do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).Além de acabar com a obrigatoriedade do uso de simulador, o Contran também diminuiu de 25 para 20 horas o número de aulas práticas para os aspirantes a habilitação da categoria B.

O prazo para a implementação da nova regra é de 90 dias. Com a mudança, o condutor terá que obrigatoriamente fazer 20 horas de aulas práticas. Se optar pelo uso do simulador, serão 15 horas de aulas práticas e 5 horas no equipamento.

CNH mais barata?

De acordo com o ministro, a medida visa reduzir a burocracia na retirada da habilitação. O ministro disse estimar uma redução de até 15% no valor cobrado nos centros de formação de condutores. “Isso é importante para muito centro de formação de condutores que não possuíam o equipamento. Agora eles não vão precisar adquirir o equipamento ou fazer comodato e isso certamente terá um custo na carteira. As aulas de simulador têm um custo diferente, mas dá para estimar que a gente vá ter uma redução de até 15%. A ideia é deixar que o mercado defina isso”, disse.

Fonte: UOL

Leia também

Câmara de Várzea Paulista tem serviço de ouvidoria

A Câmara coloca à disposição dos cidadãos, um serviço de Ouvidoria, estabelecendo desta forma, um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com