Home / Destaque / Defesa Civil faz alerta sobre principais acidentes domésticos

Defesa Civil faz alerta sobre principais acidentes domésticos

Foi sob o olhar atento dos frequentadores do Centro de Referência e Assistência Social do Centro (CRAS) que o coordenador da Defesa Civil, Bruno Galvão, abordou um importante tema: os acidentes domésticos. A palestra foi realizada na quarta-feira (22). Um dos temas que mais chamou a atenção do público, formado principalmente por idosos, foi o cuidado com plantas tóxicas. “Eu não sabia que o tinhorão era tóxico e tenho em casa. Vou tomar mais cuidado. A palestra foi muito importante para esclarecer as dúvidas”, comentou a aposentada Nazaré Nunes Pessoa, de 77 anos.

Assim como o tinhorão, entre as demais plantas tóxicas abordadas na palestra estão ‘comigo ninguém pode’, copo de leite, saia branca, aroeira, coroa de Cristo e pinhão roxo. “Muitas pessoas estão em contato com essas plantas e não sabem do perigo que representam. Todo cuidado é pouco. O acidente acontece quando a prevenção falha”, esclareceu Galvão.

Outros temas do encontro foram cuidados indispensáveis, como guardar facas com as pontas escondidas; verificar a validade da mangueira do botijão; ficar atento a vazamentos de gás; usar pegadores para panelas quentes; guardar produtos de limpeza longe do alcance dos animais e crianças; colocar telas ou grades em janelas; cuidado com tapetes soltos no chão das casas; jamais tocar em instalações elétricas; entre muitos outros.

A ideia é levar a palestra para outros CRAS e escolas da cidade. “Tenho certeza que em cada local que esse tema for abordado, ele será multiplicado por quem ouvir. Esse trabalho da Defesa Civil é de extrema importância e merece ser ampliado”, disse Japim.

A assistente social do CRAS, Siomara Cristina Almeida Silva, falou da importância do tema. “Já trabalhamos o assunto aqui e é sempre bom reforçar e ouvir mais informações. Prevenção é tudo.”

Defesa Civil – Para acionar a Defesa Civil, basta entrar em contato por meio do telefone 199.

Leia também

Com 116 mil doses aplicadas, vacinação em Jundiaí segue sem interrupção, com organização e planejamento

A vacinação contra a COVID-19 em Jundiaí teve início em 21 de janeiro. Desde então, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com