Home / Destaque / Desenvolvimento: Ações administrativas modernizam serviços públicos em Jundiaí

Desenvolvimento: Ações administrativas modernizam serviços públicos em Jundiaí

Prefeito presta contas à população; programa Escola Inovadora e Reestruturação das UBSs são algumas das ações de destaque na cidade

 

Recentemente Jundiaí recebeu o título de melhor cidade do Brasil para se viver entre os municípios com mais de 300 mil habitantes, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) que leva em consideração três itens fundamentais: emprego e renda, educação e saúde. E são estes três segmentos, além de segurança pública que a população jundiaiense mais solicita ao prefeito Luiz Fernando Machado.

A constatação é do próprio prefeito nos encontros para a Prestação de Contas do governo que ele vem realizando nos diferentes bairros da cidade. O último ocorreu na noite de sexta-feira (13), no Salão da Igreja Nossa Senhora do Montenegro do Jardim do Lago onde, além de detalhar as medidas adotadas para o reequilíbrio fiscal do orçamento, as ações já realizadas na cidade, foram apresentadas para a população, juntamente com obras específicas para a região, que será contemplada com a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) feita nos padrões da Nova UBS (equipada com os programas Guardiões da Saúde e Posso Ajudar) além de reservatório de água, para a garantia do abastecimento daquela população.

Na avaliação do prefeito, a importância dos encontros é que os mesmos possibilitam que ele e a equipe gestora podem dialogar com a população de forma transparente, mostrando a todos como a cidade vem sendo administrada. “A forma como as finanças estão sendo organizadas, como organizamos a ‘casa’ desde que assumimos e o que pretendemos fazer daqui para frente”, salientou Luiz Fernando destacando que a prestação de contas é um principio de transparência. “Todo gestor deve ir para as ruas não apenas no momento de inauguração e entrega de obras é preciso discutir com a população o que é necessário ser feito”, pontuou.

O Chefe do Executivo destacou ainda que durante estes encontros são discutidas vários pedidos dos moradores, não apenas para seu bairro, mas para toda cidade. “Hoje a questão da Saúde é imperativo em qualquer cidade e as pessoas pedem mais investimentos neste setor e têm a necessidade destes serviços em razão do enfraquecimento da economia, desemprego que acarreta na perda do plano de saúde e elas passam a depender do serviço público”, destacou.

Outra demanda apontada pelo prefeito é a segurança pública que sempre são citados nos encontros de prestação de serviço. “Além disso também temos dado muita atenção a atração e manutenção de empresas na cidade para gerar oportunidade de emprego e renda para a população”, acentuou.

Em sua opinião, a participação popular e de entidades de bairros nos encontros mostra que a sociedade está mais atenta e exigente no que se refere a seus direitos. “A sociedade esta cada vez mais politizada e ciente de suas obrigações e direitos e este princípio de transparência deve nortear a gestão pública”, argumentou Luiz Fernando.

Outra ação importante da administração é a inovação em áreas importantes como a Educação com a Escola Inovadora e a reestruturação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Queremos com isso, consolidar em toda a cidade a reforma de todas as nossas 36 UBSs  que serão totalmente reformuladas com programas como ‘Posso Ajudar’ e ‘Guardiões da Saúde’ que avaliam e acolhem melhor o cidadão nas unidades de saúde”, esclareceu.  Já em relação a Escola Educadora, o chefe do Executivo jundiaiense enfatizou que o programa tem como eixos a modernização da ambiência e da infraestrutura das escolas, a valorização dos educadores e o investimento em projetos com foco na aprendizagem dos alunos. “É um desafio para administração entregar às futuras gerações uma oportunidade melhor de qualificação, com o ensino do Inglês para toda a rede a partir dos 4 anos de idade é a oportunidade para a escola que trata do empreendedorismo e educação financeira e projetos como o Fab Lab (abreviação do termo em inglês fabrication laboratory) que será entregue na cidade, integrando os fab labs do mundo, inclusive com o da rede Sesi. Enfim, é uma oportunidade de desenvolvimento e qualificação às pessoas”,  exemplificou.

Por fim, o prefeito destacou que o fato de a cidade ser a melhor do Brasil para se viver entre os municípios com mais de 300 mil habitantes não se deve a uma administração, mas sim, a uma história de responsabilidade de gestores que passaram por Jundiaí. “Nenhum índice se faz de uma hora para outra e eu remeto esta conquista a todo cidadão de Jundiaí que ajudou na construção de uma maravilhosa cidade. O politico dá a direção, mas quem contribui para a consolidação do bom trabalho na cidade é a sua população”, finalizou.

Com programas como ‘Escola Inovadora’ e a reestruturação física e funcional das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) equipadas com os programas ‘Guardiões da Saúde’ e ‘Posso Ajudar’, o município vem investindo em dois setores que a sociedade jundiaiense classifica como mais essenciais. E para dar ciência à população sobre o que a administração vem realizando, inclusive sobre estes programas, o prefeito Luiz Fernando Machado tem realizado encontros de prestação contas, onde conversa com a população e anuncia os investimentos em cada bairro. Para o prefeito, os encontros possibilitam que ele e a equipe gestora possa dialogar com a população de forma transparente.

Leia também

Jundiaí registra sete óbitos nesta quarta-feira (16), e cidade chega a 1295 vítimas causadas pela Covid-19

A Prefeitura de Jundiaí informa que, nesta quarta-feira (16), sete óbitos foram contabilizados de residentes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com