Home / Brasil / Primeiro de maio é marco importante na história do Brasil

Primeiro de maio é marco importante na história do Brasil

Um dos feriados mais populares no Brasil e no mundo é comemorado nesta quarta-feira, primeiro de maio. A origem desse feriado está na cidade americana de Chicago. No ano de 1886, trabalhadores saíram para as ruas da cidade pedindo a diminuição da carga horária de 13h para 8h diárias. Neste mesmo dia, os trabalhadores americanos fizeram uma greve geral, que ficou conhecida como a Revolta de Haymarket. Nos dias 3 e 4 de maio, manifestantes e policiais entraram em conflitos, o que resultou na morte de alguns envolvidos e em dezenas de pessoas feridas.

No Brasil, a data foi consolidada em 1925, após um decreto do então presidente Artur Bernardes. O feriado foi criado com o objetivo de comemorar o trabalho dos mártires e exaltar as classes operárias. Porém, nas décadas de 1930 e 1940, o presidente Getúlio Vargas passou a utilizar a data para divulgar a criação de leis e benefícios trabalhistas. O caráter de protesto da data foi deixado de lado, passando assumir um viés comemorativo. Vargas passou a chamar a data de “Dia do Trabalhador”.

Vargas instituiu justamente em primeiro de maio de 1940 o salário mínimo, e no ano seguinte, criou a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.  Em 1943, também neste dia, Vargas criou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que está presente na vida dos brasileiros até hoje, buscando se renovar ao longo dos anos.

Nos últimos anos a expressão “Dia do Trabalhador” ou “Dia dos Trabalhadores” passou a ser muito utilizada em referência à data comemorativa do dia 1º de Maio. Muitas pessoas consideram ser mais adequada esta segunda opção, pois faz referência ao trabalhador (merecedor da comemoração). Para estas pessoas, chamar a data de “Dia do Trabalho” não é o mais adequado, pois enfatiza o trabalho (ato de criar e produzir bens e serviços em troca de uma remuneração). Porém, no Brasil atual, as duas opções ainda são muito usadas.

Leia também

Fiocruz entrega cerca de 4 milhões de doses da vacina de Covid-19

  Imunizantes foram entregues ao Ministério da Saúde A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entregou ontem, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com