Home / Destaque / Diabetes pode se transformar em uma nova epidemia global

Diabetes pode se transformar em uma nova epidemia global

14 de novembro é o ‘Dia Mundial do Combate ao Diabetes’, uma doença silenciosa que atinge atualmente cerca de 387 milhões de pessoas em todo o mudo. Só no Brasil, são 13 milhões e as estimativas não são boas. De acordo com o ‘Atlas do Diabetes’, esse número tende a aumentar mais de 150% até 2035. Os especialistas consideram que o Diabetes tipo 2 será a próxima epidemia global, pelo número de novos casos e a dificuldade no controle da doença em uma parcela dos pacientes. Uma pesquisa do Ministério da Saúde indicou que entre os anos de 2006 e 2016 foi registrado um aumento de 61,8% nos casos de diabetes no país. Em paralelo, o número de casos de obesidade cresceu 60%.

Apesar do acompanhamento periódico dos médicos e o uso de novas medicações, o Diabetes Tipo 2 é uma doença extremante complexa e, talvez por isso, de difícil controle. “Todos os estudos mostram que temos 50% menos de controle dos pacientes com diabetes no mundo e no Brasil. Eu friso a importância do acompanhamento multidisciplinar também pela dificuldade da aderência do paciente ao tratamento”, afirmou a endocrinologista Tarissa Petry

Obesidade

Já se sabe que a obesidade é uma das causas do aparecimento do diabetes tipo 2. Em pesquisa recente comprova que mais da metade da população brasileira está acima do peso. Desses, 18,9% são considerados obesos.

Leia também

Dr. Eliseu (2)

Aprovado projeto do Dr. Eliseu sobre proibição do narguilé

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Várzea Paulista realizada na última terça-feira, dia 10 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com