Home / Destaque / Distribuição de medicamentos é informatizada em Várzea Paulista

Distribuição de medicamentos é informatizada em Várzea Paulista

A partir de 2 de maio, Várzea Paulista inicia uma nova fase na distribuição de medicamentos. Através do programa Moderniza – sistema unificado de gestão de dados que agiliza os processos da Prefeitura – foi realizada toda a integração e informatização do almoxarifado, cadastro e dispensação de medicamentos do município. Nesta data, todo paciente que for retirar remédios precisa apresentar o Cartão do SUS.

Os munícipes que não tiverem o Cartão do SUS podem fazê-lo nas UBSs. Para verificar se você já possui o cadastro, o Ministério da Saúde disponibiliza o aplicativo de celular “Meu digiSUS”. Nele, o paciente tem acesso ao Cartão Nacional de Saúde e pode encontrar hospitais, unidades de saúde ou a farmácia popular mais próxima.

Além disso, a Prefeitura está fazendo o recadastramento dos pacientes desde fevereiro. Para atualizar os dados, o morador de Várzea Paulista deve comparecer à UBS do bairro e apresentar os seguintes documentos: CPF, RG, Cartão do SUS e comprovante de endereço. Como cada unidade realiza o serviço em um dia específico é importante entrar em contato com antecedência. “Desde fevereiro já cadastramos 4.600 pacientes”, explica a coordenadora de Assistência Farmacêutica, Barbara Michele Casanti.

Atualmente os remédios são distribuídos em cinco Unidades Básicas de Saúde – Marajó, Cruz Alta, Promeca, Vila Real e Cidade Nova II. Além da Farmácia de Saúde Mental e Alto Custo (PoupaTempo da Saúde), Farmácia Judicial (NIR) e CAPS Adulto. O trabalho é realizado por seis farmacêuticos e seis auxiliares de farmácia.

 

Cadastro Único

Com a implantação do Moderniza, os cidadãos de Várzea Paulista terão um cadastro único para todos os serviços públicos, inclusive na área da saúde, onde o registro de atendimento da Unidade Básica de Saúde, do atendimento com médicos especialistas e de retirada de medicamentos é interligado. “Teremos um uso mais racional dos medicamentos, e assim, vamos promover a qualidade de vida dos pacientes”, relata Barbara. Confira os benefícios do sistema: Controle do estoque; Combate ao desperdício; Interligação dos sistemas e cadastros.

 

Medicação

Relação Municipal de Medicamentos de Várzea Paulista possui 206 remédios, como antibióticos, anticoncepcionais, hipertensão, diabetes, visão, próstata, etc.

Leia também

Passeio Giro Vechio reúne 100 ciclistas com bikes antigas percorrendo estradas e propriedades rurais em Louveira

Evento na Estação Ferroviária teve exposição, gastronomia e shows para marcar o centenário da primeira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com