Home / Destaque / É só baixar a temperatura e a feijoada ganha a mesa

É só baixar a temperatura e a feijoada ganha a mesa

Com a chegada do tempo mais frio, um prato ganha a preferência da população: a feijoada. É considerado um dos práticos típicos brasileiro, servida em quase todos os restaurantes do país, geralmente acompanhada por arroz branco, couve refogada, farofa, bisteca de porco e ao término, a laranja para ajudar na digestão. É normalmente saboreada no inverno e é composta basicamente por feijão preto, embutidos suínos e carne de vaca.

A História da Feijoada

Nessa época ainda existia escravidão no Brasil, e foram os negros que deixaram essa herança para cultura brasileira. Pois os senhores de escravos, quando matavam um porco para comer, deixavam as piores partes para seus escravos, como a orelha e o rabo.

Com elas os escravos misturavam com feijão preto e comiam, era um prato que sustentava e ao mesmo tempo era muito gostoso. E aos poucos esse delicioso prato foi difundido para todo o Brasil.

Hoje a feijoada faz parte da nossa vida, na maioria das vezes no frio, por ser um prato bem calórico. Entre seus acompanhamentos, encontramos diferentes alimentos. Da tradicional couve, passando por farofas e quitutes diversos.

Geralmente a feijoada não pode faltar os mais famosos: o feijão preto e a carne de porco. A carne, por sua vez, acrescida de linguiças defumadas ou portuguesas.

O tempero vai de cada um, podendo ser diferente a feijoada de um restaurante pro outro ou quem faz o tempero na sua casa, além do frio, a feijoada pode ser degustada em diferentes momentos, tudo depende da fome e vontade do apreciador deste delicioso prato.

Adorada por muitos, é também servida nos mais diferentes lugares. Em Portugal, por exemplo, eles a chamam de “Poveira”. Lá a cozinha com feijão branco ao invés do preto, ou até mesmo o vermelho no nordeste.

Ela também inclui tomate, cenouras ou couve, juntamente com a carne de porco ou de vaca, e até mesmo podendo colocar chouriço, morcela ou farinheira.

Em Portugal também fazem a nossa feijoada, conhecida como “feijoada brasileira”, a qual também é muito apreciada, sendo encontrada nos cardápios de restaurante portugueses.

 

Feijoada

Ingredientes

1 kg de feijão preto

100 g de carne seca

70 g de orelha de porco

70 g de rabo de porco

70 g de pé de porco

100 g de costelinha de porco

50 g de lombo de porco

100 g de paio

150 g de linguiça portuguesa

Tempero:

2 cebolas grandes picadinhas

1 maço de cebolinha verde picadinha

3 folhas de louro

6 dentes de alho

Pimenta do reino a gosto

1 ou 2 laranjas

40 ml de de pinga

Sal se precisar

 

Modo de preparo

Coloque as carnes de molho por 36 horas ou mais, vá trocando a água várias vezes, se for ambiente quente ou verão, coloque gelo por cima ou em camadas frias

Coloque para cozinhar passo a passo as carnes duras, em seguida as carnes moles

Quando estiver mole coloque o feijão, e retire as carnes

Finalmente tempere o feijão

Acompanhamentos

Couve, arroz branco, laranja, bistecas, farofa, bacon, torresmo e  lingüicinha

Rendimento: 20 porções

Tempo de preparo: 2h20

Leia também

Ansiedade pode afetar segurança e causar acidentes no trânsito

O Brasil é o país mais ansioso do mundo e também o que mais se …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com