Home / Cultura / Educação: Brincadeira é aprendizagem para as crianças em Educação Infantil
Unidade de Gestão de Educação (UGE) realiza, semanalmente encontros com convidados para debater casos na cidade
Unidade de Gestão de Educação (UGE) realiza, semanalmente encontros com convidados para debater casos na cidade

Educação: Brincadeira é aprendizagem para as crianças em Educação Infantil

Nesta quinta-feira (18) a Unidade de Gestão de Educação (UGE) realizou mais um encontrou virtual, a partir da TVTEC, para tratar do tema ‘Brincadeiras em Tempo de Quarentena”. A conversa contou com a apresentação da gestora Vastí Ferrari Marques e o professor Levindo Carvalho, professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e faz parte das atividades realizadas pela equipe de Jundiaí para a interação entre educadores e famílias dos estudantes da rede municipal da Prefeitura de Jundiaí durante o período de pandemia da COVID-19, com objetivo de difundir conhecimento e oportunizar experiências para os estudantes.

 

“Compreender as crianças como sujeitos de direito é o princípio da Educação Infantil. As crianças aprendem o mundo, se apropriam das diferentes dimensões a partir das brincadeiras. A densidade e a profundidade devem ser analisadas inclusive neste momento de pandemia, fora das salas de aula e aproveitar de todas as oportunidades de conhecimento. O currículo da Educação Infantil é complexo e exige profissionalismo próprio de cada educador, pois a Educação Infantil é uma escola, não é apenas etapa preparatória para o que vem depois. É estruturante para diferentes experiências que terão depois. Temos de pensar em construir a escola com as crianças como sujeitos”, explica o educador convidado que é colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSJ e no programa de pós graduação em Educação e Sociedade da Universidade de Lisboa, Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Educação e Graduado em Pedagogia.

 

Conduzido pela gestora da UGE, a live contou com 1h30 de duração e foi transmitida pelas redes sociais da TVTEC e também pelo canal 24 da Net. “A brincadeira, para as crianças, é o mecanismo para a aprendizagem pela experimentação. Nesse contexto rico, identificamos as oportunidades em todos os ambientes e que são aproveitados pelos pais nesse momento em que as crianças estão longe da sala de aula física, mas estão aprendendo e explorando os ambientes. Recebemos vídeos de pais apresentando as atividades dos filhos”, comenta a gestora.

 

As lives sobre Educação são realizadas todas as quintas-feiras, às 9h, com a participação de convidados relacionados com o tema da abordagem.

 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Leia também

senac jundiai

Senac contrata professores para Ensino Médio

O Senac de Jundiaí está contratando professores de várias áreas para o seu Ensino Médio, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com