Home / Destaque / Enem terá prova por computador ano que vem e será 100% digital até 2026

Enem terá prova por computador ano que vem e será 100% digital até 2026

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital para 2020. A primeira edição do Enem pelo computador será uma versão piloto e contará com a participação de 50 mil estudantes, em 15 capitais brasileiras.

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, anunciou que o primeiro Enem Digital será realizado nos dias 11 e 18 de outubro de 2020. O custo estimado é de R$ 20 milhões para aplicação desta edição piloto.

De acordo com o Inep, o Enem Digital 2020 é opcional. Ao se inscrever no Enem 2020, o participante poderá escolher entre a prova digital ou a tradicional (em papel). No caso da prova eletrônica, ela será aplicada nas seguintes capitais:

– Belém (PA);
– Belo Horizonte (MG);
– Brasília (DF);
– Campo Grande (MS);
– Cuiabá (MT);
– Curitiba (PR);
– Florianópolis (SC);
– Goiânia (GO);
– João Pessoa (PB);
– Manaus (AM);
– Porto Alegre (RS);
– Recife (PE);
– Rio de Janeiro (RJ);
– Salvador (BA);
– São Paulo (SP).

Segundo o MEC, a aplicação digital segue a tendência de provas de outros países, além de gerar uma economia para a aplicação e demais etapas do exame. De acordo com o diretor do Inep, apenas uma edição do Enem tradicional tem gasto estimado de R$ 500 milhões, contando com 383 milhões de páginas impressas, mais de 490 mil pessoas nos dias de prova, disponibilidade de mais de 150 mil salas em aproximadamente 1,7 mil cidades. “Um esforço de guerra”, ressalta.

Enem em papel continua em 2020

O diretor do Inep informou que a prova do Enem Tradicional continuará a ser aplicada em papel, com o mesmo modelo atual, em 2020. As provas do Enem 2020 estão previstas para os dias 1º e 8 de novembro.

Fonte: UOL

Leia também

MULTIVACINAÇÃO: Dia D de vacinação contra pólio é sábado (20) nas cidades da região

Cada município terá seu cronograma próprio. Essa ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com