Home / Destaque / Escola Jundiaiense de Viola Caipira mantém viva a tradição

Escola Jundiaiense de Viola Caipira mantém viva a tradição

Apesar de urbanizada, a região de Jundiaí tem uma cultura de raiz, intimamente ligada à viola caipira. Isso por que, muitas cidades possuem a sua ruralidade e fazem das músicas de viola, uma forma de estarem mais próximos da terra. Para manter viva esta tradição, a Escola Jundiaiense de Viola Caipira forma violeiros, muitos dos quais, acabam compondo a Orquestra Jundiaiense de Viola Caipira, que tem como principal objetivo preservar o repertório caipira, tendo como referência os mais consagrados intérpretes como Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho, Pena Branca e Xavantinho, Almir Sater, entre outros. “Mas os alunos não são obrigados a fazer parte da orquestra”, esclarece o diretor da escola e regente da orquestra, Adilson Cobeiros, destacando que é possível aprender a viola caipira a partir dos 9 anos de idade. “São três níveis de aprendizado progressivos que vão do iniciante ao avançado e é o aluno quem escolhe quando está apto a mudar de estágio. O aprendizado da viola é mais fácil que o do violão”, explica Adilson.

Atualmente, a escola possui alunos de várias idades, sendo que o mais novo violeiro tem apenas 11 anos. “Temos também um integrante que começou a aprender a tocar a viola com 91 anos, devido à facilidade deste instrumento”, contou o diretor. “Hoje há muitas pessoas que gostam de tocar a viola, mas não sabem onde aprender”, salientou.

Ele explica que na escola não é cobrado o material didático, mas o aluno tem que ter a sua própria viola. “Apenas cobramos uma taxa de inscrição de R$70,00, o mesmo valor da mensalidade”, explica.

 

Serviço

A Escola jundiaiense de viola caipira Funciona no Clube do Juventus que fica na Travessa Mazalli, 101, Vila Campos Sales em Jundiaí. O telefone para contato e outras informações é (11) 9 9677-0175 com Adilson ou email: adilson.cobeiros07@terra.com.br .

A escola funciona sempre no horário noturno de segunda e quarta feira.

Leia também

Canil GMJ apreende drogas perto de escola no Cidade Nova I

O Canil da GMJ apreendeu na manhã desta sexta-feira (12), quase meio quilo de drogas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com