O tema de 2018 é o Sistema Sensorial que inclui os cinco sentidos: tato, olfato, visão, audição e paladar
Na manhã desta terça-feira (16), estudantes, professores e autoridades participaram da solenidade de abertura da 9º Semana do Corpo Humano da FMJ. A semana foi criada há nove anos pelo Prof. Dr. Cesar Alexandre Fabrega Carvalho. Neste ano, o evento vai até dia 20 de outubro, diariamente, das 8 às 20 horas. O tema de 2018 é o Sistema Sensorial que inclui os cinco sentidos: tato, olfato, visão, audição e paladar. Os cinco sentidos são importantes na vida de cada um de nós.
São esperados aproximadamente 2500 estudantes. Os visitantes vão encontrar elementos microscópios, microscópios, brincadeiras educativas e explicações técnicas com objetivo de ensinar e levar conhecimento de forma mais lúdica.
Compuseram a mesa solene nesta amanhã: o gestor de Saúde de Jundiaí, Tiago Teixeira; a representante da turma 50, Ana Lara Rampim; o representante da Turma 49, Leonardo Bacarat; a Profa. Dra. Karime Petermann, neuropsiquiatria, que ministrou palestra sobre Distúrbios Psiquiátricos envolvendo o setor sensorial; o Padre Clóvis Fontela e o Diácono Francisco Arantes da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
Para diretor da FMJ, Edmir Lourenço, o objetivo desta atividade é estimular o trabalho em grupo, a divisão de tarefas e a organização: “ A divisão de tarefas estimula o desenvolvimento, a integração social e incentiva a humanização na prática médica”.
Teixeira falou da importância da FMJ para nossa cidade e da referência positiva desta instituição no Brasil. Carvalho considera essa atividade um processo educativo marcante na vida dos futuros médicos, que receberam uma benção especial do Padre e do diácono Francisco. As pessoas que quiserem visitar a Semana devem ir até a faculdade entre 8 e 20 horas e podem participar do evento mediante pagamento de R$ 15,00.