Home / Tecnologia / Fake News pelo WhatsApp promete assinaturas grátis do Spotify

Fake News pelo WhatsApp promete assinaturas grátis do Spotify

Um novo golpe online, desta vez usando o WhatsApp, pulverizou uma falsa oferta de assinatura gratuita no Spotify. O link compartilhado pelo mensageiro leva os usuários a uma série de perguntas sobre hábitos musicais que, na sequência, dariam acesso à promoção que, obviamente, não é verdadeira. A tentativa de golpe descoberta pela ESET é conhecida e bastante utilizada, o que mostra sua eficácia. O que chamou a atenção dos especialistas, desta vez, é que ela funciona de maneiras diferentes quando é acessada por meio do celular ou computador. No segundo caso, a vítima pode ser levada a baixar malware para a máquina, em um informe que merece receber a atenção dos usuários.

A sensação de urgência serve de arma para o golpe desde o primeiro clique, com um contador que mostra que a quantidade de contas gratuitas está acabando. O usuário responde a três perguntas em uma suposta pesquisa e, na sequência, deve “validar” sua participação compartilhando o link recebido com 30 contatos do WhatsApp. Depoimentos falsos, criados para se parecerem com publicações no Facebook, completam a aparência de legitimididade da oferta.

Caso acredite estar diante de uma proposta real, vale a pena fazer uma pesquisa, pois golpes desse tipo costumam ser publicados na imprensa, ou entrar em contato com a fornecedora do serviço para confirmar a veracidade da oferta. Jamais baixe extensões ou aplicativos a partir de links desse tipo nem forneça dados pessoais ou bancários.

Foto: ESEF

Leia também

GAMES: GeForce Now chega ao Brasil hoje (14) com plano gratuito

A Nvidia e a Abya revelaram, nesta quarta-feira (13), que o GeForce Now estará disponível …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com