Home / Destaque / Fim do impasse: Hospital da Criança, do Grendacc, obtém credenciamento do Ministério da Saúde

Fim do impasse: Hospital da Criança, do Grendacc, obtém credenciamento do Ministério da Saúde

 VerciBútalo, presidente da entidade, agradece o trabalho feito pelo deputado Miguel Haddad, em Brasília, para a habilitação da entidade que cuida de crianças com câncer

Jundiaí e região foram surpreendidas na tarde de segunda-feira (5) com a notícia sobre o credenciamento do Hospital da Criança, do Grendacc Jundiaí, pelo Ministério da Saúde. A habilitação da unidade de saúde era aguardada desde março do ano passado, porém havia um impasse gerado pela divergência entre a nova portaria de habilitação em oncologia e o número de leitos oferecido pela unidade de terapia intensiva (UTI) do Grendacc, especializada no tratamento do câncer infantil.

O deputado federal Miguel Haddad, que promoveu em Brasília osencontros entre o Grendacc, a Prefeitura de Jundiaí e as autoridades federais – como o presidente Michel Temer, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o corpo técnico do ministério – comemora a nova habilitação, que traz importantes conquistas para que o Hospital da Criança mantenha suas atividades.

A presidente da instituição,Verci Bútalo, ao anunciar o credenciamento, ressaltou a importância do apoio da população de Jundiaí e região e agradeceu a intermediação do deputado Miguel Haddad. “Não poderia deixar de agradecer aos amigos Luiz Fernando Machado (prefeito de Jundiaí) e Miguel Haddad, que desde o começo se mantiveram sensibilizados com essa demanda das crianças de Jundiaí, principalmente ao deputado federal que nos levou pela mão até o Palácio do Planalto, em busca de solução para os nossos problemas”, diz, em carta divulgada na página do Grendacc no Facebook.“O credenciamento era a etapa fundamental para que agora o Grendacc obtenha a habilitação em Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom). A partir deste segundo credenciamento, já sinalizado de maneira positiva, o Grendacc passa a contar comverbas do Ministério da Saúde”, esclarece Miguel.

O deputado ainda lembra a importância do credenciamento para o encaminhamento de emendas federais à instituição.“O hospital poderá receber emendas de origem federal, e esse é um aspecto importante. Desde o início do meu mandato, em 2015, já solicitei mais de 28 milhões em verbas federais para as cidades da região nas áreas da saúde e da infraestrutura. Agora, sem esse impedimento, poderemos destinar emendas também para o Grendacc, o que pretendo fazer ainda neste mandato.”

 Histórico

Logo que foi inaugurado, em março de 2017, o Hospital da Criança, do Grendacc, teve negada a habilitação em oncologia pelo Ministério da Saúde. O problema foi causado pelo número de leitos da UTI do Grendacc, que não atendia às exigências da nova portaria do ministério, alterada durante o término da obra.

Para contornar a situação, o deputado Miguel Haddad promoveu uma série de reuniões entre a direção e a equipe técnica do Grendacc, em Brasília, com o ministro da Saúde, seus técnicos e até com o presidente Michel Temer. “Foi um trabalho que exigiu paciência e obstinação. Em 15 de agosto passado, eu e o prefeito Luiz Fernando nos preparávamos para ir ao aeroporto, pois teríamos uma reunião com o ministro Ricardo Barros, em Brasília. A Verci Bútalo, presidente do Grendacc, já estava no aeroporto. Então recebemos a informação de que o encontro havia sido cancelado. Foi um momento difícil, mas desistir não era uma opção”, relembra Miguel.

A conquista, segundo o deputado, é fruto do esforço coletivo. “Cada um cumpriu o seu papel. Enquanto deputado, representante da região, articulei reuniões e cobrei de perto o credenciamento. O Grendacc, por meio da Verci Bútalo e de seus dedicados funcionários, se empenhou em adequar o hospital às exigências do Ministério da Saúde. A Prefeitura de Jundiaí, por meio do prefeito Luiz Fernando Machado e do gestor Tiago Texeira, acompanhou de perto os avanços em relação ao debate sobre a portaria. Mas o que fez a diferença foi o incrível apoio da população, que deixou de lado as diferenças partidárias e se mostrou unida em defesa do interesse comum. Essa é, de fato, uma conquista de todos”, comemora o deputado.

About Jornal A Verdade

Leia também

Dr. Luiz reforça parceria com Associação dos Aposentados

Atendendo a convite da Associação dos Aposentados de Campo Limpo Paulista, o prefeito Dr. Luiz …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com