Home / Educação / Fiscalização de terrenos irregulares é reforçada em Jundiaí

Fiscalização de terrenos irregulares é reforçada em Jundiaí

A Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), por meio do Departamento de Assuntos Fundiários (DAF), a partir de denúncias e do cronograma de fiscalização, vistoria, por semana, até quatro loteamentos suspeitos de parcelamentos de solo irregulares, que, se confirmados, são notificados, sob pena de serem embargados ou multados.

Para o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho, os problemas causados com as vendas irregulares são irreparáveis. “Este tipo de parcelamento pode culminar no crescimento descontrolado, pois não respeita o zoneamento ou os atributos ambientais do local. Além disso, penaliza quem segue as regras e normas legais, já que compromete a qualidade urbanista do local”, explica.

Nos últimos seis meses, foram embargadas dez obras e registrados quatro boletins de ocorrência por venda de irregulares contra loteadores. “A princípio a fiscalização é preventiva, mas a iniciativa tem por objetivo preservar o meio ambiente e a qualidade de vida da população”, ressalta o diretor do DAF, Clóvis Pinhata Baptista.

De acordo com a UGPUMA, o valor da multa é calculado de acordo com a infração e o tamanho da área.

Seminário

Ainda como medida de combate aos loteamentos irregulares, a UGPUMA realiza o Seminário de Regularização Fundiária, nesta sexta-feira (22), às 9h, na Sala Elis Regina (Complexo Argos).

Para falar sobre o tema e a nova lei federal 13.465/2017 estarão presentes o diretor do Departamento de Assuntos Fundiários Urbanos da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades, arquiteto Silvio Figueiredo.

Prefeitos das cidades que compõem a Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ) foram convidados a participar, assim como técnicos da Prefeitura de Jundiaí e profissionais ou interessados na regularização de áreas irregulares.

Leia também

Festa Italiana de Jundiaí continua neste fim de semana

A Festa Italiana de Jundiaí (SP) continua neste fim de semana. Por conta da pandemia, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com