Home / Região / Frota de veículos na região da AUJ aumenta em média 5% ao ano

Frota de veículos na região da AUJ aumenta em média 5% ao ano

A cada ano as frotas dos municípios vêm crescendo de tal maneira que as cidades vão ficando cada vez mais cheias de veículos, comprometendo a mobilidade urbana, mesmo das localidades menores, uma vez que a oferta de transporte público não acompanha a demanda, obrigando as pessoas a optarem por adquirir um veículo particular. Na região da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), composta por sete cidades (Campo Limpo Paulista, Cabreúva, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista), a realidade é a mesma e a frota vem dilatando a cada ano.

Em 2018 a composição total de veículos entre passeio, caminhões e motocicletas era de 536.679 e em 2019, este total subiu para 556.295, sendo que os carros de passeio foram os que mais aumentaram em relação a motocicletas e caminhões. Este percentual representa um aumento de 5%.

Em Cabreúva, em fevereiro de 2018, a frota era de 27.680 veículos e em 2019, cresceu para 28.801. Campo Limpo Paulista que tem a terceira maior frota da AUJ tinha 43856 veículos contra 45665 este ano. Várzea Paulista, por sua vez, viu sua frota 2018 subir de 65 413 para 67.851. Já Jundiaí, que detém a maior concentração de veículos, saltou de 316.529 para 325.807, um crescimento de apenas 3%.

Na avaliação de Wlamir Lopes da Costa, diretor de Trânsito de Jundiaí, o reflexo deste crescimento é a piora da fluidez no trânsito, aumentando os gargalos. Por isso, em seu entendimento, a alternativa mundial e não apenas regional é investir cada vez mais no transporte coletivo que não o individual. “Além disso, precisamos investir também na micromobilidade, ou seja, em ciclovias, como forma de melhorar a mobilidade”, salientou.

O diretor falou ainda sobre o crescimento da frota de motocicletas nas cidades, justificando que é um reflexo da crise econômica, uma vez que muitas pessoas migram para este sistema de transporte mais econômico. “Entretanto, ao mesmo tempo, os acidentes come este tipo de veículo vem aumentando”, argumentou.

Leia também

Eleições 2022- Entrevista com a candidata a deputada federal, Mariana Janeiro, do PT, de Jundiaí

Com o objetivo de apresentar os pré-candidatos a deputado estadual e federal na Região Metropolitana …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com