Home / Cultura / Fundador fala dos 15 anos do Jornal A Verdade Regional

Fundador fala dos 15 anos do Jornal A Verdade Regional

Neto defende como fator diferencial, a credibilidade da mídia impressa em relação às outras

 

1º de abril, para muitos, é o Dia da Mentira, mas para o empresário Ernesto Francisco Musselli (Neto) neste dia de 2004 nascia o Jornal A Verdade Regional e mesmo diante de muitos desafios que teve que superar chega neste ano ao seu 15º aniversário, sendo a testemunha viva ao registrar os fatos mais relevantes de uma região que hoje possui cerca de um milhão de habitantes, evidenciando ainda mais a responsabilidade das informações que traz a cada semana, mas nunca deixando de lado a sua missão que é estar ao lado do leitor e de seus parceiros comerciais.

Hoje mais como conselheiro, já que o comando da empresa está nas mãos de seus filhos, o fundador faz questão de lembrar que quando o jornal nasceu o intuito era levar informação para as camadas sociais menos favorecidas e que não tinham como comprar um jornal. “Pensei no jornal com ênfase ao setor esportivo, uma vez que joguei futebol por muito tempo e sabia o quanto é importante não apenas para o jogador, mas para toda família dele se ver no jornal”, destacou Ernesto, avaliando que nestes 15 anos, o JV Regional tem cumprido seu papel de mídia local, mas diz lamentar que o jornal impresso tenha tomado um rumo diferente de seu papel social. “Com as mudanças ocorridas, a profissão de jornalista ficou até marginalizada no Brasil, pois, devido ao fechamento de redações e veículos de comunicação, muitos profissionais têm poucas alternativas de trabalho e isso tem comprometido a qualidade do jornal impresso

Em relação às mudanças que trouxeram este novo formato da comunicação, hoje imediatista, como as redes sociais, portais e outras ferramentas virtuais, Neto defende como fator diferencial, a credibilidade da mídia impressa em relação às outras. “A tecnologia veio para dinamizar a comunicação e isso é importante, mas avalio que estas mídias eletrônicas são uma febre e que vamos passar por isso, mas o jornal de papel ainda é importante e continuará tendo relevância no cenário mundial”, pontuou o fundador mesmo sabendo que o perfil do leitor muda a cada geração. “A geração atual de leitores já não têm o mesmo contato com o jornal de papel como nós tivemos, mas esta mídia eletrônica terá de se aperfeiçoar, por que hoje a sua credibilidade não é total e as chamadas ‘fake news’ podem ser divulgadas por quem quer que seja e quando é questionada, aquele que postou simplesmente a tira do ar. Já a mídia impressa funciona como um documento e depois de publicada não tem como retirar e seu autor pode até responder criminalmente por suas declarações”, salientou Neto.

Ernesto também aproveitou para agradecer, principalmente a Deus em primeiro lugar e depois as pessoas, pois foi através do apoio deles que o projeto começou. “Nestes 15 anos quero fazer um agradecimento muito especial  a todos que estiveram e estão com a gente quer seja a nossa equipe, colaboradores, parceiros comerciais e leitores e dizer que nada seria construído e não fossem estas pessoas. E também a Deus, pois Ele nos dá saúde para trabalharmos e temos que fazer a nossa parte e lutar em toda nossa vida. Eu fico feliz, pois neste tempo tive um grupo de trabalho que me complementou, pois, pouco entendia de jornal, mas eu entendo de pessoas e o nosso produto é destinado às pessoas”, salientou.

 

Serra do Mursa

Cada vez que relembra o ideal de editar um jornal regional, Ernesto reforça a inspiração para a criação do logotipo do JV Regional: a Serra do Mursa, um símbolo que mostra não apenas a beleza local, já que parte está em Várzea Paulista, mas também a ecologia e outros tesouros ecológicos da região. “Por isso resolvi  colocá-la como símbolo do JV Regional”.

 

 

Leia também

Materiais didáticos da Sabesp são distribuídos nas escolas de Várzea Paulista

O material é destinado para alunos do 4° e 5° ano; cartazes e adesivos informativos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com