Home / Destaque / General Santos Cruz deixa o governo do presidente Bolsonaro

General Santos Cruz deixa o governo do presidente Bolsonaro

O general Carlos Alberto dos Santos Cruz deixa nesta quinta-feira (13) o comando da Secretaria de Governo da Presidência da República, de acordo com fontes do Planalto. Esta é a primeira baixa da ala militar do governo e a terceira no ministério montado por Bolsonaro. Em fevereiro, Gustavo Bebbiano, da ala política, foi exonerado após denúncias de candidaturas laranjas. Em abril, o ministro da Educação, Ricardo Vélez, foi demitido por problemas de gestão na pasta.

O motivo da saída ainda não foi divulgado. Santos Cruz vinha sofrendo ataques do guru de Bolsonaro, Olavo de Carvalho, e críticas dos filhos do presidente. Mas era bem visto internamente, considerado um bom interlocutor, tendo sido recentemente elogiado pelo presidente nesta semana pela pela articulação política para a aprovação do PLN 4 no Congresso, dos créditos extras.

Foi apurado que Santos Cruz foi demitido pelo presidente Bolsonaro por divergências. Ele foi comunicado em uma reunião às 11h da manhã desta quinta no gabinete da Presidência. Além dele e do presidente, estavam presentes os generais Augusto Heleno, ministro do GSI, e Fernando Azevedo e Silva, da Defesa.

Após a divulgação da notícia, Santos Cruz divulgou uma carta à imprensa, fazendo agradecimentos ao presidente, a sua família, aos funcionários da Segov, a deputados e senadores, citando nominalmente os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, à imprensa, ao Poder Judiciário, governadores e prefeitos e instituições.

Leia a íntegra da carta de Santos Cruz:

CARTA À IMPRENSA

Na oportunidade em que deixo a função de ministro da Secretaria de Governo (Segov) da Presidência da República, por decisão do Excelentíssimo Presidente Jair Messias Bolsonaro, expresso minha admiração e agradecimento:
– A todos os servidores da Segov, pela dedicação, capacidade e amizade com que trabalharam, desejando que continuem com a mesma exemplar eficiência;
– Aos Excelentíssimos Deputados e Senadores, digníssimos representantes do povo brasileiro, pelo relacionamento profissional respeitoso, desejando sucesso no equacionamento e na solução das necessidades e anseios de todos os brasileiros, com especial destaque para o Excelentíssimo Senador Davi Alcolumbre (presidente do Senado Federal) e Excelentíssimo Deputado Rodrigo Maia (presidente da Câmara dos Deputados);
– Aos Governadores e Prefeitos que deram a honra de trazer à Segov suas contribuições;
– À imprensa, de modo geral, pelo profissionalismo que sempre me trataram em todas as oportunidades;
– Às autoridades do Poder Judiciário, Ministério Público e do Tribunal de Contas da União, pela cortesia no relacionamento e nas oportunidades em que tive a honra de travar contato, desejo que sejam sempre iluminados em suas decisões.
– Às diversas instituições e organizações civis, empresas, servidores públicos, embaixadores e todos os cidadãos que travaram contato com o governo por meio da Segov;
– Ao Presidente Bolsonaro e seus familiares, desejo saúde, felicidade e sucesso.

CARLOS ALBERTO DOS SANTOS CRUZ

————-

No final do dia, o presidente Jair Bolsonaro divulgou uma nota oficial sobre a demissão, agradecendo ao general e dizendo que a demissão não afeta a relação de amizade e de respeito mútuo.

Leia a íntegra da nota da Presidência:

NOTA

O senhor presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, informa que o ministro-chefe da Secretaria de Governo, general de Divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz, será substituído pelo general de Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira. O presidente da República deixa claro que essa ação não afeta a amizade, a admiração e o respeito mútuo, e agradece o trabalho executado pelo general Santos Cruz à frente da Secretaria de Governo.

O general Ramos, atualmente, exerce o cargo de comandante Militar do Sudeste, com sede na cidade de São Paulo-SP.

General de Divisão Otávio Santana do Rêgo Barros

Porta-Voz da Presidência da República

(Fonte: R7)

Leia também

Louveira registra primeiro caso suspeito da varíola dos macacos

Paciente é uma mulher de 23 anos que está bem e segue os protocolo de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com