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Gestores discutem projetos de Trem Intercidades para a AUJ

A viabilidade de implantação de duas linhas de trem que beneficiarão Jundiaí e as outras cidades da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ) foi assunto, nesta quinta-feira (10), da primeira reunião de trabalho de gestores jundiaienses com representantes da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Uma das linhas é um TIC (Transporte Intercidades), com trilhos a serem construídos, trens novos e confortáveis, três paradas previstas – São Paulo (Barra Funda), Jundiaí e Campinas – e 102 km de extensão. A outra envolve veículos de serviço parador (trem convencional), ligará Jundiaí a Louveira, Vinhedo e Valinhos, estará integrada à linha 7 Rubi, da CPTM, em Francisco Morato, e terá 65 km e nove paradas.

As novidades fazem parte de um projeto de Parceria Público-Privada (PPP) encabeçado pelo Governo do Estado de São Paulo. O total estimado de investimentos nas novas linhas é de R$ 7 bilhões e a concessão será por um período de 30 anos. Pelo TIC, projeta-se que o deslocamento de São Paulo a Jundiaí dure 30 minutos e o da Capital a Campinas, uma hora.

Segundo Parimoschi, na reunião inicial do grupo houve a apresentação do projeto de PPP ao prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, no dia 19 de setembro deste ano. “Trata-se de uma proposta estruturante e importantíssima para nossa cidade. Se viabilizada, será um modal extremamente econômico e que trará muitas potencialidades para a Região”, revelou. “Agora, precisamos avaliar as possibilidades de conexão viária dos sistemas de transportes do nosso município e os do Aglomerado Urbano, podendo assim viabilizar as futuras linhas”, emendou o gestor de Governo e Finanças.

Diretrizes

O secretário-executivo da Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Paulo Galli, disse que o investimento nas duas linhas de trem que servirão Jundiaí integra o conjunto de diretrizes do governador paulista João Doria para melhorar a mobilidade no estado. “Em fevereiro de 2020, devemos realizar uma audiência pública para apresentar o projeto. O contato constante e o apoio dos municípios são fundamentais para que tornemos estas linhas realidades. Dentro do trâmite normal do projeto, o edital será aberto em maio ou junho do ano que vem, se estendendo até outubro. Já as obras devem ter início em janeiro de 2021”, previu Paulo Galli.

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