Home / Destaque / GM Ambiental resgata em média 37 animais silvestres por mês
A cobra coral foi encontrada em uma casa próximo ao Clube da Cica, no Bairro do Mursa

GM Ambiental resgata em média 37 animais silvestres por mês

Agora há pouco GMs da Guarda Civil Ambiental de Várzea Paulista foram atender a uma solicitação na sede do Sindicato dos Funcionários Públicos de Várzea Paulista, de que uma ave havia caído no quintal e não conseguia sair. Tratava-se de uma espécie de gavião, que agora será levado ao seu habitat natural.

Apesar de os GMs de terem sido chamados, não é sempre assim que acontece. De acordo com Afonso, todos os meses são resgatados na cidade uma média de 37 animais silvestres, que posteriormente são soltos em seu habitat natural ou levados à Ong Mata Ciliar, quando da necessidade de tratamento. Em 90% dos casos de resgate eles chegam aos animais após denúncia de maus tratos e cativeiro.

Um dos GMs da especializada: todo o grupo tem formação em meio ambiente
Um dos GMs da especializada: todo o grupo tem formação em meio ambiente

“Orientamos para que quem encontrar animais silvestres, que nos liguem para que possamos resgatá-lo. Nós temos formação e preparo para isso e vamos dar o destino adequado para o animal”, disse o inspetor Afonso.

Quem encontrar um animal silvestre ou souber de algum que esteja sofrendo maus tratos, pode ligar para 153 ou 08007700811.

ATENÇÃO
Ter em casa um animal silvestre é crime ambiental previsto na lei 9.605/98, que dispõe das sanções penais e administrativas das condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Por meio dela, matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, prevê detenção de seis meses a um ano, além de multa.

A pena é a mesma para quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

Leia também

ESPORTE – Louveira abre pré-inscrição para 23 modalidades de escolinhas esportivas nesta terça-feira (11)

Pré-Cadastro pode ser feito por formulário disponível no site da Prefeitura, telefone, e-mail ou whatsapp …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com