Home / Esportes / Google lança museu virtual com registros dos anos de proibição do futebol feminino no Brasil

Google lança museu virtual com registros dos anos de proibição do futebol feminino no Brasil

Mesmo proibidas de jogar futebol profissionalmente no Brasil, entre 1941 e 1983 , as mulheres nunca deixaram os campos. Seja na várzea ou em eventos de caridade, elas sempre desafiavam a proibição, criada por meio de decreto-lei na era Vargas, para participar de jogos. Imagens e outros registros históricos desse período estão reunidas, a partir de hoje, no Museu do Impedimento , um ambiente virtual criado pelo Google Artes & Cultura em parceria com o Museu do Futebol . São mais de 200 fotos e documentos compartilhados por usuários da plataforma, principalmente no mês passado, na onda da Copa do Mundo Feminina de Futebol, que aconteceu na França.

É o exemplo das jogadoras da Ponte Preta de Jacareí, que se organizaram em 1969 para pressionar pelo fim da proibição. Uma das integrantes do movimento, Luci, camisa 10 da equipe, declarou que o objetivo na época era acabar de vez com a discriminação.

xmocas-defendem.jpg.pagespeed.ic.M7786l0YuT

O Museu do Impedimento também expõe fotos e manchetes de jornais elogiando o desempenho das jogadoras do Instituto Diocesano e de Ensino Santo Antonio (Idesa), de Taubaté, que mobilizaram todo o município do interior de São Paulo na década de 1960. Do mesmo estado, em São João da Boa Vista, há relatos de meninas que vestiram as camisas dos times da cidade, o Palmeiras Futebol Clube e o Sociedade Esportiva Sanjoanense, para arrecadar fundos para a formatura no colégio.

xCorinthians.png.pagespeed.ic.4UfhLPTqxi

As mulheres só não podiam jogar futebol profissionalmente. Partidas beneficentes eram liberadas. Foi dessa forma que as normalistas, que é como eram chamadas as estudantes que no Ensino Médio se preparavam para ser professoras, conseguiram se manter dentro de campo durante o curso.

(Fonte: O Globo)

Leia também

Copinha: confira os jogos desta desta segunda-feira (17)

Os confrontos de segunda-feira (17) válido pelas oitavas de final da Copa São Paulo de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com