O grupo de voluntários Medula Óssea Jundiaí, em parceria com o Hemocentro da Unicamp, promovem neste sábado, dia 30 de março a 5ª Campanha de Doação de Medula Óssea. A captação corre das 9 às 13 horas na Escola Estadual Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, onde serão realizados cadastros dos doadores e a coleta de uma amostra de sangue.
Para se cadastrar como doador é preciso ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante, e comparecer ao local da campanha alimentado, munido de RG, CPF e, quem tiver, o Cartão Nacional de Saúde (CNS).
O resultado do exame e os dados pessoais serão incluídos no Registro Nacional do Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Caso haja compatibilidade entre os dados genéticos de doadores e pacientes, o doador será convocado para fazer novos exames. Uma vez será confirmada a compatibilidade e o estado de saúde do doador, ele será convidado a fazer a doação.
Mas a campanha não terá apenas a captação. O evento contará com atrações artísticas e culturais como música, dança, distribuição de pipocas e fotos, entre outras.