Home / Destaque / Guarda Civil Municipal de Várzea Paulista se destaca com trabalho preventivo e inteligente

Guarda Civil Municipal de Várzea Paulista se destaca com trabalho preventivo e inteligente

 

Ações recentes da corporação permitiram combate bem-sucedido a pancadões, apreensões de cargas roubadas e até mesmo o salvamento da vida de um bebê

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Várzea Paulista tem atuado em diversas frentes nos últimos meses. Entre outras ações, a força de segurança conseguiu combater, com a PM, os famosos pancadões; recuperou cargas apropriadas indevidamente; e salvou a vida de um bebê engasgado com leite materno. Segundo o comandante da corporação varzina, Pedro Eli da Cunha, a prevenção é um fator importante para o sucesso dos trabalhos. “O acompanhamento preventivo por parte dos guardas e o trabalho de inteligência do SIC (Sistema de Inteligência e Comunicação) são fundamentais”.

 

Trabalho conjunto evita tormento

Desde o ano passado, a GCM tem atuado constantemente, junto de agentes da Polícia Militar do Estado de São Paulo e da Unidade Gestora de Trânsito de Várzea Paulista, para coibir os pancadões, em pontos diferentes de Várzea Paulista, como o da Avenida Pacaembu, na Vila Real, evitado antes mesmo de seu início. Sobretudo na Avenida Pacaembu (Vila Real) e na Vila Popular, o trabalho tem surtido o efeito de inibir os eventos ilegais, marcados por som alto, abuso de entorpecentes e interrupção do tráfego normal de veículos. “A perturbação da ordem pública é uma de nossas principais demandas e vem sendo combatida”

A ação é resultado de um serviço de inteligência bem feito. “Com o nosso Sistema de Inteligência, conseguimos saber quais são os pancadões programados e já programamos a operação. No dia previsto, fazemos uma reunião no Batalhão da PM e combinamos a ação. A ideia é sempre chegarmos com antecedência e assumirmos o local de forma preventiva. No espaço, nossos agentes de trânsito municipais aplicam as multas municipais cabíveis, como as de estacionamento em frente a garagens, e a PM faz as autuações em esfera estadual, como as por licenciamento de veículo atrasado. Os carros são verificados, para a possível localização de armas e outros materiais ilícitos, como drogas”, relata Eli.

“Também já conseguimos outros feitos relevantes, como a identificação dos organizadores de alguns pancadões. Os nomes desses responsáveis já foram inclusive enviados ao Ministério Público do Estado de São Paulo e da Polícia Civil, para as devidas investigações”, complementa.

 

Mercadorias recuperadas

A GCM conseguiu recuperar, na tarde do último sábado (1º), quatro barricas de resinas impermeabilizantes, furtadas de uma empresa na Vila Ieire, por três jovens de Francisco Morato, total estimado em R$ 1.600,00. Após a denúncia, integrantes da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) e das viaturas de área conseguiram localizar o caminhão com os indivíduos. A arma localizada foi apreendida e os produtos, recuperados. Os rapazes foram direcionados à Delegacia da Polícia Civil de Várzea Paulista e ficaram à disposição da Justiça.

Arma apreendida

O efetivo também conseguiu apreender uma arma, no dia 1º de junho. Em uma ronda de rotina, na Avenida Pacaembu (Vila Real), os guardas perceberam que o jovem I.G.S, 17 anos, apresentou uma conduta suspeita. Na abordagem, foi possível verificar o porte ilegal do armamento, na cintura do garoto, que foi conduzido à Delegacia da cidade e foi liberado, na presença do pai.

Valorização da vida

No dia 12 de maio, à tarde, a GCM protagonizou um feito histórico. Ariane Albuquerque, desesperada com a pequena Maria, de apenas 15 dias vida, engasgada com leite materno. O guarda Batista saiu prontamente da viatura e fez a manobra necessária para desengasgar a bebê. A criança foi encaminhada à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e, após ser examinada por um pediatra, recebeu alta na mesma data, em segurança.

 

Leia também

Novos comandantes de batalhões da Região são apresentados à Administração Municipal

Os novos comandantes do 11º BPMI, do 49º BPMI e do 4º BPRV, Antonio Roberto …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com