Home / Destaque / Guarda Municipal de Jundiaí 70 Anos: palestra marca o início das comemorações ao aniversário da instituição

Guarda Municipal de Jundiaí 70 Anos: palestra marca o início das comemorações ao aniversário da instituição

“Violência de Gênero e a Segurança Pública: Políticas Afirmativas de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres” foi o tema da palestra que abre oficialmente a semana de comemorações ao aniversário da Guarda Municipal de Jundiaí, considerando-se também o início dos “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”. A GM Melo, coordenadora-geral da Patrulha Guardiã Maria da Penha, foi a mediadora do evento que aconteceu durante a manhã desta segunda-feira (18), no Auditório da Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot. Dentre os presentes: o titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal, Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó); o inspetor Cassio – supervisor operacional; a advogada Daniela Magalhães (Ordem dos Advogados do Brasil/SP – 33ª Subsecção Jundiaí); representantes das Guardas Municipais de Louveira e Itatiba.

Palestrantes convidados: os advogados Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Nacional de Segurança Pública, pesquisadora e colaboradora do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo, e do Núcleo de Estudos em Organização e Pessoas, ambos da FGV/EAESP; e André Faustino, autor do livro Fake News – A Liberdade de Expressão nas Redes Sociais na Sociedade da Informação.

“Respeitar o ser humano representa o princípio de tudo. Se efetivamente colocarmos em prática, certamente as questões de relacionamento encontrarão solução, principalmente no que se refere a gênero. O evento de hoje reflete o compromisso da Guarda Municipal de Jundiaí em ampliar a atuação da Patrulha Guardiã Maria da Penha; o papel fundamental na mudança de paradigma sobre o trabalho da polícia; a prestação de serviços em tempo real; a guarda comunitária cada vez mais próxima da população”, declarou o gestor de Segurança Municipal.

gmj-brasao-70-anos

A GM Melo fez um balanço positivo do evento: “nesta semana estaremos apresentando os 20 novos guardas municipais que ingressam no efetivo. A participação do grupo na atividade foi valiosa para o enriquecimento profissional, uma vez que em breve todos estarão nas ruas, têm formação sobre medidas protetivas, e dessa forma também poderão atuar uma vez que a demanda é muito grande.”

“Gostaria de parabenizar a Guarda Municipal pela dedicação na condução das atividades relativas à discussão e melhoria de processos direcionados ao atendimento de ocorrências que envolvam violência de gênero. Esse tipo de evento, a discussão e exposição de ideias é extremamente salutar e evidencia harmonia entre o Estado, representado pela figura da Guarda, e a sociedade, representada pelos palestrantes e os presentes. Iniciativa louvável que só atesta o compromisso em uma prestação de serviços de excelência para a sociedade, por parte da Guarda Municipal de Jundiaí, servindo de exemplo para outros programas. Contido no interior do verbo guardar está o mandamento de cuidado, proteção, zêlo: com certeza a Guarda Municipal de Jundiaí é profícua no exercício da sua atividade”, destacou o mestre André Faustino.

Canil: uma festa!

O Canil apresentou na Praça Governador Pedro de Toledo – a Praça da Matriz – o já tradicional showdog, reunindo centenas de pessoas que passavam pelo local. Teve também a exposição do Carro 13 – a primeira viatura da Corporação, réplica dos anos 50.

Confira a programação da semana de comemorações

*Dia 21 (quinta-feira) – Exposição do Carro 13. Das 10 ao meio-dia, no Terminal Vila Arens

*Dia 22 (sexta-feira) – Sessão Solene para entrega da Medalha Vasco Antônio Venchiarutti aos guardas que se destacaram acima do cumprimento do dever; e o Diploma Amigo da Guarda a personalidades e autoridades da sociedade civil. Apresentação e formatura dos 22 novos guardas municipais. Às 10 horas, na Câmara Municipal de Jundiaí

As apresentações do Canil – conhecidas como showdog – sempre atraem a atenção do público, principalmente das crianças: o labrador Black é toda atenção

Leia também

Campo Limpo: Após regularização do TAC, bairro do Pau Arcado recebe melhorias

O Termo de Ajuste de Conduta (TAC), firmado entre a Prefeitura de Campo Limpo Paulista e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com