Home / Destaque / Guedes defende criação de nova CPMF: se for “pequenininha, não machuca”

Guedes defende criação de nova CPMF: se for “pequenininha, não machuca”

O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu a criação de uma contribuição sobre pagamentos semelhante à extinta CPMF como forma de aliviar tributos sobre a folha de pagamento. Para ele, uma tributação parecida com a CPMF seria um jeito eficiente e rápido de arrecadar, desde que a alíquota seja baixa. “Pequenininho, [o tributo] não machuca”, disse.

Em evento na noite desta terça-feira (20) em São Paulo, voltado para empresários e executivos, Guedes declarou que um tributo sobre transações financeiras é “horroroso”, mas melhor do que manter os altos encargos que encarecem a contratação de empregados.

“Hoje, um jovem vai chegar e ter o primeiro emprego, saindo da faculdade para trabalhar, ganha R$ 1.000 de salário e custa R$ 2.000. Precisa reduzir os encargos trabalhistas. Entre um imposto horroroso e a opção pela desoneração da folha, prefiro abraçar o feioso.”

Governo nega CPMF, mas fala em ‘CP’
O governo ainda não apresentou sua proposta de reforma tributária, mas o secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, vem adiantando detalhes do projeto.

A maior controvérsia é justamente uma tributação sobre transações financeiras como forma de compensar a desoneração da folha de pagamento. Para Cintra, porém, não se trata de uma nova CMPF, mas de uma CP (Contribuição sobre Pagamentos), mais moderna e eficiente.

Extinta em 2007, a CPMF era cobrada sobre movimentações financeiras e tinha o apelido de “imposto do cheque”.

Maia reafirma que CPMF não passa
No mesmo evento desta terça, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), voltou a dizer que a ideia de tributar pagamentos tem poucas chances de se aprovada, lembrando que até Bolsonaro já se pronunciou contra a medida.

“Eu era presidente nacional do DEM em 2007 e nós derrubamos a CPMF. O presidente da República disse que é contra também. Não vamos brigar com ninguém”.

(Fonte: Uol)

Leia também

Parque da Uva funcionará somente aos sábados para vacinação COVID-19 e mais UBSs passam a ser polos descentralizados

Após mais de um ano com ações diárias de vacinação no espaço do Parque da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com