Se as pessoas usassem o bom senso, o respeito ao próximo, não haveria necessidade de leis. Isso se aplica em todos os momentos de nossa vida, mas tem gente que reclama da indústria da multa e se esquece que se respeitasse, não haveria necessidade de radares, etc.. Entretanto, esta consciência deveria estar enraizada em nossa cultura, mas não é isso que acontece e por isso, as leis.
A Semana Nacional de Trânsito, prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Este ano, o tema da Semana é “No Trânsito, o Sentido é a Vida”, mas com foco nos mais vulneráveis no trânsito: pedestres, ciclistas e motociclistas. Em 2016, quando foi realizado o último levantamento do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, o país registrou 37.345 mortes no trânsito. O número equivale a aproximadamente 102 vidas perdidas por dia.
A ideia é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.