Home / Brasil / Horário de Verão começa à meia noite deste domingo, dia 15 de outubro

Horário de Verão começa à meia noite deste domingo, dia 15 de outubro

Os dias devem ficar “mais longos” a partir da zero hora do dia 15 de outubro, pois tem início o Horário de Verão no Brasil. Nesta data, os relógios devem ser adiantados em uma hora. A 47ª edição do Horário de Verão terá duração de 127 dias, com o término à meia-noite do dia 17 de fevereiro de 2018.

O principal objetivo da medida é melhorar o aproveitamento da luz natural. Com os dias mais longos, é possível reduzir o consumo de energia elétrica e diminuir a demanda no horário de pico do consumo, das 18 às 21 horas. Na média, as pessoas chegam em casa a partir das 18 horas, início da noite. Logo, uma das primeiras ações é acender a luz. Na mesma hora, entram em operação a iluminação pública e os luminosos comerciais, por exemplo. No período do horário de verão, as cargas das residências e de iluminação pública passam a operar após as 19 horas, quando o consumo industrial começa a cair.

Economia prevista nas distribuidoras do Grupo CPFL Energia

A CPFL Paulista estima uma redução da ordem de 0,5% no consumo de energia elétrica nas 234 cidades de sua área de atuação. Essa economia de consumo alcançará 66.457 MWh, volume suficiente para atender uma cidade do porte de Campinas, com 1,1 milhão de habitantes, durante 7 dias. Na CPFL Piratininga, distribuidora que atende a 27 municípios no interior de São Paulo e na Baixada Santista, a economia estimada também é de 0,5% no consumo de energia elétrica. Essa economia de consumo alcançará 30.263 MWh, volume suficiente para atender uma cidade do porte de Sorocaba durante 5 dias, ou Santos por 8 dias.

Histórico no Brasil

A medida foi adotada pela primeira vez no Brasil em 1931, mas de forma consecutiva, o horário de verão acontece há 28 anos. Esta é 47ª edição do horário de verão no Brasil.

Leia também

Passeio Giro Vechio reúne 100 ciclistas com bikes antigas percorrendo estradas e propriedades rurais em Louveira

Evento na Estação Ferroviária teve exposição, gastronomia e shows para marcar o centenário da primeira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com