Home / Brasil / Horário de verão termina neste domingo (18)

Horário de verão termina neste domingo (18)

Relógios devem ser atrasados em uma hora

Após 127 dias, termina a partir da zero hora de sábado (17) para domingo (18), o horário de verão no Brasil. Os moradores do Distrito Federal e mais dez estados, todos das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, terão que atrasar os relógios em uma hora.

A justificativa para adoção da medida é o aproveitamento maior da luz solar durante o verão. No final do ano passado, o governo federal sinalizou para a possibilidade de abolir o horário de verão, por não haver consenso quanto à relação com a economia de energia elétrica. Apesar disso, acabou apenas abreviando o período 2018/2019 em duas semanas, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para facilitar a apuração dos votos das eleições. Com isso, o horário de verão de 2018 passará a ser adotado no primeiro domingo de novembro. A medida foi adotada pela primeira vez no Brasil em 1931, mas de forma consecutiva, acontece há 28 anos.

Na região

Na região, a CPFL Piratininga, distribuidora da CPFL Energia que atende 27 cidades do interior e litoral paulista, prevê que o horário de verão 2017/2018, que termina neste domingo (18), traga economia de 6,5 mil MWh no consumo de energia em sua área de concessão. Esse volume seria suficiente para abastecer 2,7 mil famílias por um ano com um consumo mensal de 200 kWh. Os principais objetivos, explica o Diretor de Operações da Distribuição da CPFL Energia, Thiago Guth, é reduzir o consumo de energia e diminuir a demanda no horário de pico, das 18 às 21 horas.

 

Leia também

OMS afirma que não há morte vinculada à variante Ômicron até agora

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que ainda não foi registrada nenhuma morte causada …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com