Home / Tecnologia / Huawei vai lançar seu sistema operacional no mês que vem

Huawei vai lançar seu sistema operacional no mês que vem

Desde que a ofensiva do governo Trump na guerra comercial com a China impôs restrições à Huawei, ficou a pergunta: como é que seus smartphones vão sobreviver sem o Android? Eis que a companhia disse estar trabalhando em seu próprio sistema operacional, chamado internamente de HongMeng e também registrado como Ark OS na Europa. Agora, a própria chinesa revela mais detalhes sobre sua solução, que já estava pronta no início do ano passado.

“A Huawei sabia que isso estava chegando e estava se preparando. O sistema operacional estava pronto em janeiro de 2018 e era o nosso ‘Plano B’. Não queríamos trazê-lo para o mercado, pois tínhamos um forte relacionamento com a Google e outras empresas, não queríamos estragar essas parcerias. Agora, estamos lançando no mês que vem ”, disse Alaa Elshimy, diretor administrativo e vice-presidente da Huawei Enterprise Business Group no Oriente Médio.

huawei-28095345218019

A expectativa é de que o HongMeng (ou Ark OS) seja compatível com telefones, computadores, tablets, TVs, carros conectados, smartwatches e wearables e outros dispositivos. Não há muito mais detalhes por enquanto, mas o executivo disse que os atuais aplicativos do Android devem continuar funcionando, além dos que poderão ser baixados via Huawei AppGallery.

Sanção dos EUA não afetará produtos
“As sanções dos EUA não afetarão o sistema operacional da empresa e os chipsets de forma alguma, já que somos autossuficientes em muitos aspectos. Nós temos todos os Intel para PCs e servidores. Cada player de armazenamento no mercado usa Qualcomm e nós somos o único usando nosso próprio chipset. É por isso que podemos ir na velocidade que queremos ”, disse Elshimy.

Além disso, o executivo disse que a Huawei tem seu processador baseado em ARM para substituir os chips da Intel e que lançará seu banco de dados, semelhante à Oracle, em breve. De acordo com relatórios do setor, a gigante asiática compra mais de US$ 11 bilhões em bens e serviços de empresas norte-americanas anualmente.

(Fonte: Techmundo)

Leia também

Jundiaí é a oitava cidade mais inteligente e conectada do Brasil

Pelo segundo ano consecutivo, Jundiaí figura na oitava colocação no ranking de cidades inteligentes e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com