Home / Opinião / Imunizar! E a saúde mental?

Imunizar! E a saúde mental?

Todos nós recorremos ao hospital quando temos sintomas da síndrome gripal, hoje, com um medo diferente, com um medo maior porque pode ser corona vírus. Mas e quando nos sentimos ansiosos ou sozinhos, a quem recorremos? Nos prevenimos, usamos máscara, nos isolamos socialmente inclusive e principalmente dos que mais amamos. Aguardamos ansiosos pela vacina que vem nos oferecer um alívio neste cenário desolador. Mas será que buscamos auxílio para nossas queixas e feridas da alma?

Como profissional da saúde mental, quero levar você leitor, a refletir também os impactos causados em nossa psique, em nossa alma, em nossa subjetividade. As medidas protetivas contra o vírus são eficazes e necessárias, impreterivelmente necessária. Mas e quanto a nossa saúde emocional e psicológica? E a falta da troca de afeto nas relações? Como nos imunizar de tudo isso? Tudo isso que é bom e nos resguarda de uma doença tão desleal, mas deixam rastros de abandono, preconceito, traumas e um luto sem a despedida ritualística tão necessária para a elaboração saudável desse processo inerente à condição humana. É preciso imunizar também nossa saúde emocional, nossa psique, nossa alma. Em tempos de isolamento como podemos viver o afeto? Como podemos fazer planos sem a certeza do cenário de amanhã? Estamos no tempo ideal para valorizarmos e cuidarmos da saúde mental. É tempo de valorizarmos o equilíbrio emocional. Exercitarmos a paciência e a disciplina, a empatia e o respeito. A gratidão e a compaixão.

One comment

  1. Ótima reflexão Flávia, concordo com você! Estamos vivendo o inesperado, algo que era fantasia, não fazia parte da nossa vida e também ñ era cogitado algo desse nível nem para um futuro distante.
    Tudo que estamos vivendo hj, as angústias, dor, inesperança, está voltado para uma ficção, filme ou série de terror? The Walking Dead? Uma ficção que virou realidade….cuidar da saúde psíquica para ñ se perder…assim como cuidar da saude física para se manter São, ou seja, com sanidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com