Home / Economia / Inadimplência do consumidor sobe 0,4% em Jundiaí, aponta Boa Vista SCPC

Inadimplência do consumidor sobe 0,4% em Jundiaí, aponta Boa Vista SCPC

No resultado acumulado no ano, a inadimplência diminuiu 3,0%, enquanto na variação interanual (jul-19 / jul-18) o indicador cedeu 7,1%. No primeiro momento a queda de 7,1 % de um ano para o outro pode ser positiva. Mas na verdade é reflexo do cenário econômico brasileiro, segundo o diretor da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, Pedro Braggio (foto). “Todas as adversidades na economia, como o alto índice de desemprego, geram cautela nas famílias, inibe o consumo e a tomada de crédito.”

Segundo pesquisa semestral e de abrangência nacional, realizada pela Boa Vista, aumentou o percentual de endividamento entre os consumidores adimplentes (aqueles sem restrições no nome). O nível de endividamento saltou de 76% para 80% na comparação entre o 1º semestre de 2018 e o 1º semestre de 2019.

Como evitar

O diretor da ACE Jundiaí, que também é educador financeiro, diz que o primeiro passo para o consumidor sair do endividamento é rever comportamentos de consumo. “Se a pessoa não mudar, pode até ficar adimplente por um período mas logo volta a fazer dívidas.”

Outra dica importante é a conversa em família. Pedro diz que é preciso foco de todos os familiares da casa para regularizar a situação financeira. “O ideal é a pessoa anotar todas as dívidas, entrar em contato com os credores e chegar à melhor solução para ambos”, explica. “O mais importante nesta situação de endividamento é não fazer novas dívidas”.

 

Leia também

Inflação muda comportamento dos brasileiros, segundo pesquisa

Uma em cada quatro pessoas não paga todas as contas no mês Com o orçamento …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com