Home / Destaque / Indústria de Jundiaí e Região registra crescimento e gera 1.850 novos empregos em janeiro

Indústria de Jundiaí e Região registra crescimento e gera 1.850 novos empregos em janeiro

O Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) divulgou nesta segunda-feira os resultados da Pesquisa ‘Nível de Emprego Regional’ que apontou que a indústria de Jundiaí e Região gerou 1.850 novos empregos no mês de janeiro.

A pesquisa vem confirmar uma tendência que vem desde 2016 com crescimento positivo na geração de empregos no mês de janeiro. De acordo com Marcelo Cereser, diretor titular do CIESP Jundiaí, a avaliação dos números requer cautela. “Desde 2016, os números no mês de janeiro se mostram positivos e os demais negativos. De janeiro de 2016 até agora, tivemos apenas os meses de Julho de 2016, Julho e Setembro de 2017 com geração de empregos positiva, os demais meses a variação foi negativa”, explicou.

A Pesquisa “Nível de Emprego Regional” é realizada em parceria entre as Diretorias Regionais do CIESP e o Depecon FIESP/CIESP, com o objetivo de acompanhar a evolução do nível de emprego na Indústria Paulista. A pesquisa é segmentada por ramos da atividade e regionalizada pelas Diretorias Regionais do CIESP. “Com variação positiva de 1,69%, Jundiaí ficou em 4º lugar atrás apenas das regionais de São João da Boa Vista, Mogi das Cruzes e Araraquara. Além disso, nossos números foram melhores que a média da Grande São Paulo, do Estado e do Interior do Estado”, analisa Marcelo.

A amostra é constituída por aproximadamente 2.700 indústrias distribuídas pelo Estado de São Paulo,compreendendo cerca de 1.100.000 empregos. “Interessante avaliar que das 36 regionais analisadas, apenas 9 apresentaram números negativos: um resultado que reforça que a confiança do empresário começa a dar sinais de melhora, mas ainda é preciso cautela na hora de avaliar os números”, pondera o diretor titular do CIESP Jundiaí.

 

Jundiaí e mais 10 cidades

O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do CIESP em Jundiaí no mês de janeiro/2018 foi influenciado pelas variações positivas de Equipamentos de Informática, Produtos Eletrônicos e Ópticos (9,37%); Veículos Automotores e Autopeças (3,30%); Produtos Têxteis (3,03%) e Produtos de Metal, exceto Máquinas e Equipamentos (2,44%). “Mais uma vez a diversidade econômica do nosso parque industrial é destaque na pesquisa com variações positivas em diversos setores da economia”, analisa Marcelo.

Além de Jundiaí, a regional do CIESP compreende as cidades de Itupeva, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Cabreúva, Itatiba, Jarinu, Louveira, Vinhedo, Várzea Paulista e Morungaba. A tabela abaixo mostra o  comportamento setorial dos  meses de janeiro de 2017 e 2018 e o acumulado em 12 meses. Quando comparados os meses de janeiro dos anos de 2017 e 2018, o cenário é melhor, pois em janeiro de 2017 o resultado foi positivo em 1,16%.

Leia também

Escola Inovadora: Projeto RenovAção atende mais de 6 mil alunos e 140 multiplicadores

Foi realizada, nesta segunda-feira (28), a celebração de encerramento do terceiro ano do Projeto RenovAção, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com