Home / Destaque / Início de ano é propício para procurar emprego

Início de ano é propício para procurar emprego

Segundo Tábitha Lauriro, gerente sênior da Catho, o primeiro mês do ano é o mais importante, pois, historicamente, é quando as pessoas mais procuram emprego, motivadas pelo otimismo e esperança que cada ano novo traz. Por isso, ela orienta, primeiramente a  entender onde se quer chegar enquanto profissional, em relação a área de atuação e nível hierárquico. “Além disso, é importante avaliar muito bem as oportunidades de trabalho ofertadas e alinhar as expectativas no momento da contratação, tendo de forma clara quais tarefas deverá executar e quais oportunidades de desenvolvimento terá na empresa”, destaca.

Outra orientação é que o candidato comece pelo currículo bem feito, uma vez que é a primeira impressão que o recrutador terá de você e sua porta de entrada para a seleção. “Se não souber como elaborar um bom currículo, na internet, há sites especializados, que podem oferecer dicas valiosas de como valorizar o currículo e destacar aquilo de melhor que você tem”, orienta, observando que segundo dados da Pesquisa dos Profissionais Brasileiros de 2019 realizada pela Catho com mais de 6,2 mil respondentes, a forma mais ativa de procurar emprego é pela internet. De acordo com os dados, a maioria dos profissionais busca emprego pela internet, sendo que 78% procuram em sites de vagas.

Tendo como cenário o momento de entrevista, o candidato deve agir com naturalidade, passar confiança, demonstrar interesse pela vaga ofertada e que tem o perfil adequado são características que devem ser exploradas nessa etapa. Outro fator essencial durante o momento de entrevista é a clareza das respostas, ou seja, o candidato deve responder às perguntas de acordo com o que lhe foi questionado, não deve exagerar e nem fugir do foco do questionamento. Veja outras dicas:

Jogo é jogo, treino é treino

Treine muito para as entrevistas, que será seu primeiro contato visual com o recrutador. Portanto, é fundamental causar uma boa impressão. Isto significa tanto atenção quanto ao que você vai falar e se comportar. Assim, na hora da entrevista presencial, você saberá tirar proveito do momento e ressaltar seus pontos positivos, tarefas exitosas em trabalhos anteriores, cases de sucesso.

De olho na sua profissão

Se você não conhecer o seu mercado de trabalho não saberá quais as qualificações necessárias para preencher as vagas da sua área. Informe-se sobre como se qualificar, como crescer na carreira, onde investir tempo e dinheiro.

Mas eu quero mesmo trabalhar nesta empresa?

Estudar sobre a empresa faz a diferença. O conhecimento vai mostrar ao recrutador que o candidato se interessou em se aprofundar sobre a companhia e, com certeza, causará boa impressão durante a entrevista. Busque conhecer a história da companhia, negócio, segmento, cultura organizacional, plano de carreira, dentre outros. O Por Dentro das Empresas, por exemplo, é uma ótima referência para checar este tipo de informação e dar subsídios ao candidato para ele checar se a cultura da empresa tem a ver com o seu perfil de profissional.

Estude sempre mais

O início do ano é época perfeita para se matricular naquele curso que pode fazer uma boa diferença no seu currículo, seja por meio de cursos online ou presenciais. Na internet você encontra, inclusive, sites com descontos e bolsas de estudos imperdíveis.

Leia também

MULTIVACINAÇÃO: Dia D de vacinação contra pólio é sábado (20) nas cidades da região

Cada município terá seu cronograma próprio. Essa ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com