Home / Destaque / Jarinuense de 15 anos se destaca em competições de Mountain Bike

Jarinuense de 15 anos se destaca em competições de Mountain Bike

O nome dele é Vinicius Ribeiro Pereira da Silva. Tem apenas 15 anos de idade e já acumula mais de 50 medalhas e 10 troféus na sala de sua casa. Sua maior inspiração vem da família, e ele se orgulha quando diz que vem dos pais a força que precisa para não desistir.

Sua paixão pela bike começou em 2010 com apenas oito anos de idade por incentivo do pai, Cleiton Pereira, que competia na modalidade BMX, porque aos olhos da sua mãe, mesmo contra sua vontade, era um esporte muito perigoso. Passados dois anos de provas e treinos, Vinicius teve uma queda e fraturou o braço precisando ficar afastado por um ano.

Ele conta que não queria ficar parado. “Sentia muita falta das pistas”, mas – como nada esta perdido, dessa vez por incentivo do Tio Ademir “Mais Novo” – trocou o BMX pelo Mountain Bike, conquistando já em sua primeira prova, em 2013, o 2º lugar na categoria “Kids” do GP Ravelli de MTB, realizado em Jarinu. “Daí em diante percebi que era o que eu mais queria, me encontrei no MTB e não parei mais de praticar. É difícil conciliar muitas coisas, principalmente na minha idade, mas com o apoio dos meus pais sempre consigo”.

Vinicius ao lado da Prefeita e do Vice

Em 2015, o atleta participou do Desafio dos Ventos, em Extrema”, no sul de Minas Gerais, e trouxe para Jarinu mais um troféu de 2º lugar. Após essa competição deu uma pausa para se dedicar aos treinos, e no final de 2016 conquistou o 4º lugar na Copa FBR de MTB em Santana do Parnaíba, dessa vez na categoria Sport Juvenil (14 a 16 anos), conquistando lugar para as quatro etapas da Copa FBR 2017, com dois troféus de 4º lugar (1ª e 2ª etapa) e dois troféus de 5º lugar (3ª e 4ª etapa da FBR), sendo a 4ª etapa realizada no último final de semana em Jarinu. “Minha maior alegria é praticar o esporte, ainda mais quando é na minha cidade. O Mountain Bike me proporcionou conhecer ainda mais Jarinu, só sabia o que era o centro, alguns bairros, depois que comecei, por incentivo do meu tio, e apoio dos meus pais, mudei minha visão da cidade. Aqui (em Jarinu) tem lugares lindos, montanhas, vales e nascentes que poucos conhecem e só com o MTB é possível conhecer”.

Antes de encerrar a entrevista, Vinicius, que estava acompanhado do seu pai, Cleiton, agradeceu o apoio de seu Tio Ademir, do amigo Valmir, da equipe Jari Bikers, e do personal Jonatas, além da sua mãe Maria Ribeiro que sempre o acompanha, ao lado do pai, nas competições, fazendo um convite para que todos possam praticar algum esporte.

“Gostaria de ver mais gente praticando esportes. Hoje os jovens com a minha idade, 15, 16 anos só ficam no celular, na televisão, e isso não ajuda. O que ajuda é o esporte, o estudo e o incentivo dos pais. Eu levando cedo, vou para aula, no período da manhã, e depois do almoço faço meu dever e vou para o treino. Já no final da tarde tenho academia e quando são 20h já estou indo dormir. Não é fácil, mas é preciso se queremos ser alguém e conquistar algo na vida. Tudo isso devo aos meus pais”, finalizou.

No próximo ano, o jovem Jarinuense (Na foto com a prefeita Eliane e o vice, Catroque) disputará a copa Big Bikes, que abrange o Vale do Paraíba,  litoral norte de São Paulo, em quatro etapas, além da Copa FBR de MTB que também já esta em seu calendário. “Pratiquem esporte. É bem legal de participar, faz com que possamos refletir, sair da rotina do dia a dia, além do contato primordial com a natureza”, finalizou.

Leia também

Covid-19: ministro anuncia proibição de voos oriundos de seis países

Variante Ômicron preocupa autoridades sanitárias O Brasil fechará as fronteiras aéreas com seis países da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com