Home / Destaque / Jovem atingido por raio no banheiro da casa diz que tinha colocado celular para carregar

Jovem atingido por raio no banheiro da casa diz que tinha colocado celular para carregar

Foto: Arquivo pessoal / Lucas Monteiro

O jovem de 26 anos que foi atingido por um raio enquanto estava no banheiro dentro de casa, em Várzea Paulista (SP), relatou que momentos antes de sofrer a descarga elétrica tinha colocado o celular para carregar e estava com o aparelho na mão.

O caso foi registrado nesta segunda-feira (11) durante temporal na cidade.

Após a descarga, Lucas foi socorrido e encaminhado para o Hospital São Vicente, em Jundiaí (SP), onde ficou internado até terça-feira (12). Agora, ele se recupera do susto em casa com a família.

Temporada de raios
Segundo o ELAT/INPE, foram registrados 65 raios em Várzea Paulista na segunda-feira (11). Destes, 48 atingiram o solo.

Especialistas explicam que os raios aparecem mais justamente no verão e janeiro é a temporada. Quanto mais quente fica o ar, mais leve ele fica, e mais rápido sobe para a atmosfera. No encontro com temperaturas mais frias, há formação de gotículas de gelo que se chocam dentro das nuvens, formando a eletricidade.

Quando há formação de nuvens com raios no horizonte, o melhor a fazer é evitar lugares abertos. Buscar abrigo em prédios, pontos de ônibus ou dentro de carros, por exemplo.

A possibilidade de uma pessoa ser atingida por um raio é de uma em 1 milhão, mas, no Brasil, essas descargas elétricas matam cerca de 130 pessoas por ano, segundo o Inpe.

Foram 144 milhões raios registrados no ano passado no Brasil, o que pode ser explicado pelo La Niña. O fenômeno resfriou as águas do Oceano Pacífico na região equatorial e alterou a circulação da atmosfera no planeta.

(Fonte: G1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com