Home / Destaque / Jovem de Futuro vai beneficiar adolescentes em busca do emprego

Jovem de Futuro vai beneficiar adolescentes em busca do emprego

Uma oportunidade que abriu outra porta. Assim, Anderson Henrique Rozendo da Silva, de 17 anos, definiu sobre a vaga no programa de aprendizagem Jovem de Futuro. “Soube do curso de Serviços de Supermercados, me inscrevi e hoje já estou contratado por uma rede de supermercados”, disse. No primeiro emprego formal, o garoto trabalhará como repositor de gôndolas. “Já trabalhei em alguns lugares para incrementar a renda, mas, agora, posso dizer que estou empregado de verdade. Além disso, vou me capacitar para executar melhor a minha função”, contou ele, que mora no Jardim Tulipas.

No total, 270 jovens em situação de vulnerabilidade social serão atendidos pelo programa Jovem de Futuro, lançado, nesta terça-feira (24), pela Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss) e da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), em parceria com o Senac Jundiaí. A aula inaugural ocorreu no auditório da instituição de ensino e reuniu, aproximadamente, 70 alunos. “Eu costumo dizer que o emprego é a melhor forma de distribuição de renda. A ascensão social se dá por meio de oportunidades e nada mais apropriado que a qualificação profissional para que isso aconteça. Vocês sairão daqui ainda melhores e tenho absoluta certeza de que terão um destino brilhante”, afirmou o prefeito Luiz Fernando Machado.

De acordo com Vanessa Machado, presidente do Fundo Social de Solidariedade, o programa executado de forma integrada oferece qualificação profissional, abre as portas para o primeiro emprego e, principalmente, contribui para a diminuição da evasão escolar: “Sabemos que muitos jovens abandonam os estudos em função do trabalho. Infelizmente, esta situação ainda é uma realidade. Mas, queremos mudar isso. Para participar deste programa, o interessado precisa estar devidamente matriculado na escola regular e comprovar, durante o processo de aprendizado, a frequência no curso e também na empresa na qual foi contratado”.

 

Anderson está matriculado no curso e já empregado
Anderson está matriculado no curso e já empregado

Durante o evento, Douglas Mondo, que é presidente do primeiro Conselho de Segurança (Conseg) de Jundiaí e um dos idealizadores do projeto, falou da felicidade em ver os jovens matriculados. “Há mais de 20 anos, em um grupo de amigos, pensamos na importância de uma ação como esta e começamos a lutar. Fizemos bastante, mas, hoje, ganhamos reforços e isso é muito bom. Ver esta ideia renascer e gerar mais vagas de ensino me deixa emocionado porque sei que ela transformará a vida de vocês”, disse ele.

Podem participar do programa Jovem de Futuro pessoas com idade entre 14 e 24 anos incompletos até a data de término do curso, residentes em Jundiaí e assistidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da região Central e dos bairros Jardim São Camilo, Jardim Santa Gertrudes, Jardim Novo Horizonte, Jardim Tamoio e Vista Alegre. “Nossas unidades já possuem um Banco de Talentos e por lá também faremos a inserção dos interessados neste programa”, explicou Nádia Taffarello, gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS).

A empresa que participa, além de cumprir com o seu papel de contratante do aprendiz na Legislação da Aprendizagem 10.097/00, torna-se parceiro na formação técnico-profissional, que terá duração de 17 meses. Neste ano, serão oferecidos três cursos: Serviços Administrativos, Serviços de Supermercados e Serviços de Vendas. Em 2018, haverá também Serviços de Lanchonetes. “O Senac Jundiaí está de portas abertas e será uma honra desenvolver esta ação em parceria com a Prefeitura”, afirmou Mauro de Nardi Costa, gerente da unidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Jundiaí
Fotos: Fotógrafos PMJ

Leia também

ESPORTE – Louveira abre pré-inscrição para 23 modalidades de escolinhas esportivas nesta terça-feira (11)

Pré-Cadastro pode ser feito por formulário disponível no site da Prefeitura, telefone, e-mail ou whatsapp …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com