Home / Destaque / Jundiaí aumenta “cerca virtual” com novas câmeras interligadas ao sistema Detecta da SSP

Jundiaí aumenta “cerca virtual” com novas câmeras interligadas ao sistema Detecta da SSP

Jundiaí ganha reforço na área de segurança pública e, nos próximos dias, novas câmeras com a capacidade de leitura de placas de veículos do Sistema Detecta serão instaladas, contribuindo para aumentar a “cerca virtual” da cidade.  As câmeras estão espalhadas em pontos indicados pelas Forças de Segurança (Polícia Militar, Civil e GCM), entre eles bairros Traviú, Jd. Danúbio, Ponte São João, Caxambu e Malota. O próximo bairro a instalar é o Mirante de Jundiaí e estão em estudos avançados a implantação em regiões como Faz Grande, no Distrito Industrial, Jardim Samambaia e diversos pontos do Vetor Oeste.

Atualmente o Sistema Detecta, implantado no município por meio da parceria realizada entre Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí e Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado, está com quase 60 câmeras que registram a passagem de 1,2 milhão de veículos por mês.

As informações dos veículos usados em crimes são registradas pelo Sistema Detecta e compartilhadas pela polícia para investigações criminais. “Quando um carro roubado ou furtado passa por uma câmera, a Polícia Militar recebe um sinal de alerta para tentar interceptar o veículo”, explica o conselheiro da ACE, Danilo D’Angelo, articulador do projeto na cidade.  “Se um veículo usado num roubo em São Paulo, por exemplo, entrar em Jundiaí e passar por uma das câmeras, a Polícia é acionada automaticamente. Caso a PM não consiga interceptar no momento, as imagens e informações registradas facilitarão a investigação posterior.”

As câmeras do Detecta complementam o sistema OCR da Guarda Municipal, utilizado desde 2012, que foi fundamental para reduzir os índices de furtos e roubos de veículos na cidade em até 70%.

Segundo o Capitão Samuel Barban Ruiz, Comandante da 1ª Cia. do 11º Batalhão da Polícia Militar (PM) do Interior/BPMI, o Detecta é uma ferramenta que permite deixar o ambiente desfavorável para os delitos. Propicia ainda que a inteligência policial atue onde é melhor, distribuindo o policiamento.

“Entendemos que para um delito acontecer é preciso três fatores conjugados: um criminoso  (infrator da lei), ambiente favorável ao cometimento do delito e uma vítima em potencial”, explica. “A implantação das câmeras espalhadas pela cidade torna o ambiente desfavorável, por mais que tenha criminoso e vítima em potencial. E se mesmo assim o delito acontecer, as câmeras possibilitam que a inteligência policial, através das ferramentas de gestão, consiga identificar os infratores e fazer a prisão.”

A sensação de segurança proporcionada pelo Detecta foi o que motivou a Associação de Moradores Mirante Jundiaí a instalar câmera no bairro. “Temos segurança particular 24 horas por dia e esta é mais uma medida que estamos implantando”, afirma o diretor da Associação, José Aparecido Rodrigues da Silva.

Assim como ocorreu em outros bairros, para implantar a câmera do Detecta a Associação de Moradores Mirante Jundiaí usou o Acordo de Cooperação da ACE Jundiaí com a Secretaria de Segurança Pública.  Outros bairros também podem usar este mesmo acordo. Os interessados podem entrar em contato com a Associação Comercial pelo telefone (11) 3308-4328.

Leia também

Senac Jundiaí anuncia novidades no portfólio e mais de 1200 bolsas de estudos para 2022

Para começar o ano com o pé direito e com os estudos em dia, o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com