Home / Destaque / Jundiaí confirma primeiro caso de sarampo na cidade

Jundiaí confirma primeiro caso de sarampo na cidade

Jundiaí (SP) confirmou o primeiro caso de sarampo na cidade. A paciente tem 50 anos e não tinha registro de que havia tomado vacina. Por isso, a Vigilância Epidemiológica está orientando sobre a importância da imunização.

Segundo o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual da Saúde, pessoas com menos de 59 anos devem ficar atentas à carteira de vacinação.

Quem tem 30 anos ou mais deve tomar uma única dose da vacina. Já quem tem menos de 29 anos precisa ter tomado duas doses.

Quem não encontrou a carteira de vacinação ou não tomou a vacina pode ir a qualquer unidade de saúde para receber a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.

“O ideal é que sempre se leve a caderneta de vacinação para que seja feita uma avaliação, mas, se não tiver, a pessoa vai receber a vacina”, explica Maria do Carmo Possidente, enfermeira da Vigilância Epidemiológica.

Segundo Maria do Carmo, quando a paciente com sarampo ainda era um caso suspeito, foi feito o bloqueio vacinal de todos os comunicantes para interromper a cadeia de transmissão.

“Isso nos preocupa, porque demonstra que o vírus já está circulando na cidade. Nós só vamos aplicar a vacina, o reforço, se essa pessoa for contato de um caso suspeito de sarampo. Não havendo essa situação, vale a vacinação de rotina”, afirma a enfermeira.

(Fonte: G1)

Leia também

Canil GMJ apreende drogas perto de escola no Cidade Nova I

O Canil da GMJ apreendeu na manhã desta sexta-feira (12), quase meio quilo de drogas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com